Governo zera tarifa de importação do feijão por 90 dias

Câmara do Comércio Exterior retirou alíquota, que é de 10% para produtores de fora do Mercosul

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta quinta-feira a isenção de alíquota de importação de feijão, de qualquer país, por 90 dias. Pela regra, países de fora do Mercosul pagam 10% na Tarifa Externa Comum (TEF).

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a decisão foi tomada diante da “alta do preço do feijão no mercado interno, sobretudo o carioca, por causa de problemas climáticos”.

Segundo as informações do governo, na região Centro-Sul do país, houve queda acentuada na produtividade das lavouras, em relação ao ano passado, especialmente em Mato Grosso (39,1%), Goiás (23,4%), Paraná (17%) e Minas Gerais (9,2%).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Agora, com a alíquota zero para países fora do Mercosul, o Brasil vai ampliar as opções de importação do produto para aumentar a oferta no mercado interno e reduzir os preços”, disse o ministro Blairo Maggi.

Como países do Mercosul já têm a alíquota zerada, a decisão beneficia acordos com fornecedores como a China, EUA, Etiópia e Canadá, que estão entre os maiores exportadores mundiais.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney