Receita Federal vai começar a cobrar imposto de compras online do exterior

Em janeiro e fevereiro de 2014, as compras de mercadorias feitas por brasileiros no exterior via internet e entregues pela via postal subiram 40%

Publicidade

SÃO PAULO – Os brasileiros estão cada vez mais comprando produtos em sites internacionais. Em janeiro e fevereiro deste ano, as compras de mercadorias feitas por brasileiros no exterior via internet e entregues pela via postal subiram 40% sobre o ano passado, de acordo com dados da Receita Federal. No entanto, não está sendo cobrado o imposto devido por esses itens. Por conta disso, o Fisco e os Correios se uniram para verter essa situação, segundo informações publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com a publicação, um sistema está sendo montado para automatizar a fiscalização, que hoje é feita por amostragem. O sistema deverá entrar em teste em setembro deste ano e a previsão é que seja implantado em janeiro de 2015. Além disso, a expectativa é de que a liberação das mercadorias se torne mais rápida, já que quando um produto cai na amostragem, é calculado o valor do imposto e o comprador recebe um comunicado dos Correios em casa, sendo que ele deve recolher o tributo e retirar a mercadoria na agência.