Conteúdo editorial apoiado por

IR: portadores de deficiência ou com doenças graves têm prioridade na restituição

Contribuinte também conta com a isenção do imposto sobre todos os rendimentos relativos a aposentadoria, pensão ou reforma

Publicidade

SÃO PAULO – Os contribuintes que têm doenças graves ou são portadores de deficiência física ou mental terão prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda de 2013. O benefício já era previsto na Lei nº 9.784/1999, mas era preciso requerer a prioridade em uma das delegacias da Receita Federal .

De acordo com a Receita, um novo campo foi inserido na ficha de “Identificação do Contribuinte”, no qual é possível assinalar se um dos declarantes é uma pessoa com doença grave ou portadora de deficiência.

Entre as doenças consideradas graves estão tuberculose ativa, esclerose múltipla, neoplasia maligna, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome de imunodeficiência adquirida (Aids), ou outra doença grave, com base em conclusão da medicina especializada.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Isenção
As pessoas que se encaixam nessas condições também contam com a isenção do imposto sobre todos os rendimentos relativos a aposentadoria, pensão ou reforma, incluindo a complementação recebida de entidade privada e pensão alimentícia.

Idosos
Os contribuinte com mais de 60 anos já tinham prioridade na restituição, com base no Estatuto do Idoso.