Cerimônia às 15h

IR 2020: Receita divulga nesta quarta regras da declaração; prazo para informes é dia 28

Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar o informe de rendimentos do ano-base 2019

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (19) as regras da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020, referente ao ano-base 2019. O período da declaração vai de 2 de março a 30 de abril.

Deve declarar IR quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 ou rendimentos isentos ou tributados na fonte acima de R$ 40 mil. Saiba mais aqui.

Aprenda a investir na bolsa

Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar o informe de rendimentos do ano-base 2019 pelo site “Meu INSS” ou dos aplicativos para celular.

Leia também
• Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2020

No site, no canto esquerdo da tela, o beneficiário deve rolar o cursor para baixo até o link “Extrato para Imposto de Renda (IR)”. Depois , informar login e senha cadastrada no sistema para acessar o documento. Caso ainda não tenha essas chaves de acesso, o interessado deve seguir os passos informados no site para obter a senha.

Empresas e instituições financeiras têm até o dia 28 deste mês para entregar os informes de rendimento a funcionários e clientes. Funcionários podem consultar o departamento pessoal da companhia para saber se o documento será entregue de maneira impressa ou eletrônica. É importante obter os informes de todas as empresas que se trabalhou ao longo de 2019, então, entre em contato com eventuais antigos empregadores.

No informe de rendimentos consta, por exemplo, os valores recebidos pelo contribuinte no ano-base, quanto já foi pago em imposto retido na fonte e qual a contribuição para o INSS, aportes em planos de previdência da empresa, plano de saúde coletivo, entre outras informações. Saiba aqui quais são os outros documentos necessários para a declaração.

Encontre as melhores opções de investimentos com isenção no IR: abra uma conta gratuita na XP!

PUBLICIDADE