Estimulando o racioncínio

Gustavo Cerbasi lança livro de lógica com exercícios para treinar a mente

Obra apresenta diferentes dinâmicas de lógica e raciocínio que estimulam o pensamento numérico, criativo, tático e estratégico

Por  Viviam Klanfer Nunes

SÃO PAULO – Para quem quer treinar a mente e se preparar melhor para identificar oportunidades de ganhos financeiros e riscos uma boa sugestão de leitura é “Investimentos Inteligentes – 52 jogos de lógica e raciocínio para ajudar você a ganhar e multiplicar seu dinheiro”, livro do consultor de finanças pessoais Gustavo Cerbasi.

A obra, que será lançada nesta semana, apresenta diferentes dinâmicas de lógica e raciocínio que estimulam o pensamento numérico, criativo, tático e estratégico, áreas fundamentais na hora de enxergar um problema e suas soluções.

Os exercícios também apresentam situações distintas em que o leitor poderá aferir seu desenvolvimento e capacidade para resolução de problemas, redução de gastos e investimentos com qualidade.

Teste de Autoavaliação
O livro começa com sugestão de um Teste de Autoavaliação de situação financeira. Em seguida está dividido nos capítulos ‘Pensando com Números’, no qual pretende aquecer as habilidades com números utilizando o raciocínio lógico, além de outras percepções visuais ajudando a estimular o cérebro; ‘Criatividade’, que, segundo Cerbasi, “é uma habilidade fundamental quando precisamos adaptar ao novo, ao inusitado e aos novos desafios”; ‘Lógica’ que conduz o pensamento ao raciocínio para nos levar a uma resposta verdadeira, permitindo assim a compreensão correta sobre a ideia proposta.

A seguir, o capítulo ‘Estratégia e Tática’ ajuda a captar o espírito do problema e a tirar vantagens das oportunidades sempre que elas apareçam. ‘Exercícios e Reflexões’ coloca em prática habilidades de pensamentos ensinados nos capítulos anteriores e, finalizando, o capítulo ‘Soluções’ traz respostas para as atividades apresentadas.

Pensamento criativo
Alguns jogos foram desenvolvidos para aprimorar o pensamento criativo como o ‘Ilha das Moedas’, que trabalha conceitos simples de matemática e dinheiro e o ‘Dividendos’ que utiliza atenção e criatividade para solucionar o problema.

Cerbasi aponta que “para nos seduzirmos mais perante o assunto e estarmos mais atentos ao tema finanças é necessário um Fitness Cerebral”. Cerbasi também é autor de ‘Casais Inteligentes Enriquecem Juntos’.

Vale destacar que a obra é lançada em conjunto com a Coquetel, pioneira no mercado brasileiro de passatempos.

Compartilhe