Guerra e IR aumentam audiência da internet brasileira

Proximidade do prazo de entrega do imposto de renda e notícias sobre a guerra respondem pelo maior uso da internet em março

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com os dados do Ibope eRatings, o uso da internet tem crescido significativamente desde o mês passado devido ao início da guerra no Iraque, além da proximidade do prazo final de entrega da declaração de imposto de renda das pessoas físicas, no próximo dia 30 de abril.

Tempo de navegação também cresceu

A audiência da internet no país cresceu 14% em março desse ano na comparação com o mesmo mês no ano passado. No que se refere à comparação com o mês de fevereiro, o crescimento do uso da internet subiu menos, apenas 1%. A pesquisa considera apenas os dados de internautas residenciais.

Com a audiência aumentando, o tempo de navegação dos internautas também apresentou mudanças. Isto porque no ano passado eles passavam, em média, 9 horas e 1 minuto conectados à rede, enquanto em março desse ano, esse tempo médio de navegação subiu para 11 horas e 4 minutos.

No que se refere à audiência da internet por categoria, os sites da categoria “Governo e Empresas sem Fins Lucrativos” passaram a ser mais acessados por conta da entrega da declaração do imposto de renda. Em março, o acesso a estes sites registrou alta de 63%na audiência, o que equivale a 1,7 milhões de visitas ao longo do mês passado.

Mas não foi só o imposto de renda que contribuiu para um maior número de internautas navegando no último mês. As notícias sobre o conflito da guerra no Iraque também influenciaram no aumento da audiência da internet, porém em menor escala. De acordo com a pesquisa, o número de usuários que procuraram notícia sobre o conflito pulou de 1,69% em fevereiro, para 3,48% em março.

Visitas a grandes portais

Já os acessos repetidos e tempo gasto nas páginas de grandes portais apresentaram crescimento significativo, de forma que as visitas médias mensais por usuário saltaram de 26 para 29 ao mês. O tempo médio de navegação gasto pelos internautas nessa categoria foi de 57 minutos e 22 segundos em março, enquanto em fevereiro esse tempo foi de 51 minutos e 33 segundos.

Continua depois da publicidade

Finalmente, as visitas médias repetidas aos sites de informação subiram de 6 para 8, com tempo médio de navegação de 23 minutos e 8 segundos, durante março desse ano. Em fevereiro, o tempo médio de navegação era de 16 minutos e 33 segundos.

Tópicos relacionados