Publicidade
SÃO PAULO – O Grupo Cherto lança em dezembro, na capital paulista, uma operação inédita no mercado brasileiro: a Franchise Store, uma loja de rua para a venda de franquias.
O ponto terá 500 metros quadrados e vai oferecer, no primeiro momento, mais de 20 marcas de diversas empresas e segmentos.
A loja vai contar com uma equipe de 13 consultores qualificados para atender os visitantes e pretende alcançar a marca de cem bandeiras em um ano. Pessoas que procuram oportunidades de negócios são o público-alvo.
Opções para as franquias
O ponto vai oferecer dois pacotes de serviços para franqueadores. O primeiro, mais simples, contará com a apresentação da marca, entrega do material de divulgação e preenchimento de ficha, que deve ser encaminhada ao franqueador.
Já na segunda opção, o Grupo Cherto proporcionará uma linha de serviços que inclui desde a definição da estratégia de captação e seleção de candidatos a franqueado, atendimento personalizado com apresentação da marca e análise dos candidatos até o fechamento do contrato e escolha do ponto-de-venda.
Os interessados a abrir uma franquia, por sua vez, poderão contar com uma consultoria para assessorá-los na escolha e avaliação da melhor marca. Com isso, o processo de compra torna-se menos burocrático e mais seguro.
Continua depois da publicidade
Negócio diferente
Segundo a sócia-diretora do Grupo Cherto, Filomena Garcia, existe um modelo de negócio semelhante em Miami, mas que não disponibiliza tantos serviços. “Queremos oferecer toda a expertise da consultoria e criar um novo canal para venda de franquia. Na loja, o cliente poderá obter todo suporte de que precisa na hora de investir”, explica.
O Grupo Cherto planeja a expansão da Franchise Store por todo o Brasil por meio de franquias. A previsão é que sejam abertas cinco lojas no próximo ano e outras seis até o final de 2010.
Crise global
O diretor de Real State do Grupo Cherto, Marcos Hirai, afirma que a crise financeira mundial tende a aumentar a venda de franquias. “Esse investimento é mais seguro que o mercado de ações, por ter controle direto do investidor. Além disso, existe a percepção de que as franquias são boas alternativas, em caso de perda de um emprego com alta remuneração, mais vulnerável e escasso nessas épocas”, diz o especialista.
O executivo acrescenta ainda que o crescimento do mercado de shoppings, ainda que venha a se tornar mais lento em função da crise, tende a alavancar as vendas de franquias. Hoje, a média de ocupação de lojas de franquias em shoppings é de 23%, de acordo com o Censo do Setor de Shopping Centers realizado pela Abrasce este ano, e deve superar os 80% até 2013. Nos próximos cinco anos, está prevista a abertura de cerca de 200 shoppings no país.