Governo investe R$ 90 milhões no novo Registro de Identidade Civil

Entre as primeiras cidades a participar do projeto-piloto, estão Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Hidrolândia (GO)

Publicidade

SÃO PAULO – O governo investiu R$ 90 milhões no novo RIC (Registro de Identidade Civil), que foi recentemente lançado.

De acordo com o Ministério da Justiça, o documento expedido pela Casa da Moeda é mais seguro e mais prático, já que incorpora diversos itens de segurança em um só documento.

Neste ano serão produzidos dois milhões de cartões RIC. As primeiras cidades a participar do projeto-piloto serão Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).

Continua depois da publicidade

A expectativa é que a troca de todos os atuais documentos de identidade pelo cartão seja feita em até 10 anos.

RIC
A nova identidade é um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico. Ela incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e validade. Além disso, o cartão poderá ser usado em abertura de contas, operações bancárias e concessão de créditos.

Com o RIC, cada cidadão passará a ser identificado por um único número, vinculado diretamente às impressões digitais e registrado em um chip presente no cartão. A vinculação do número do RIC às impressões digitais também impede que uma pessoa se passe por outra, para solicitar crédito ou cometer abusos.