Google cria Shoelace, nova rede social para as pessoas se encontrarem

A rede social está sendo desenvolvida pela Arena 120, incubadora de projetos experimentais da Google e está disponível, por enquanto, apenas em Nova Iorque

Allan Gavioli

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de algumas tentativas de emplacar uma rede social, a Arena 120, incubadora de projetos experimentais da Google, apresentou nesta quinta-feira (11) a mais recente aposta da companhia: a Shoelace (cadarço, na tradução literal), uma plataforma social para círculos restritos.

O novo aplicativo foca na experiencia do usuário em organizar eventos e participar, pessoalmente, de atividades do seu interesse. Por enquanto, a Shoelace funciona apenas com convite e está restrita, a princípio, à cidade de Nova Iorque. O app está disponível para iOS e Android.

De acordo com a companhia, o objetivo principal é disponibilizar o serviço em outras cidades dos Estados Unidos em um futuro próximo. A Google está aceitando sugestões de lugares a que o aplicativo deve ir em seguida, e é possível, também, solicitar o o convite de acesso por meio deste link.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A nova rede hiperlocal permite listar interesses para receber recomendações de atividades locais diversas, chamadas de “Loops”, que significa laços, um trocadilho com o nome do aplicativo.

Em uma interface similar ao Google Maps, é possível visualizar e confirmar presença em “Loops” de outras pessoas, conectando pessoas desconhecidas, mas com interesses em comum. O usuário pode, também, organizar seus próprios eventos.

De acordo com o site oficial da Shoelace, a dinâmica do aplicativo se baseia em um mapa que indica as atividades do seu interesse mais próximas da sua localização.

Continua depois da publicidade

Ao criar a conta, você pode marcar seus interesses, que podem ir desde “caminhadas com cachorros” à “bares e baladas”, e planejar novos “Loops” com outros usuários da rede.

Apenas alguns meses depois da Google encerrar as atividades do Google+, a companhia não deixa de acreditar no potencial de uma rede social.

Mais do que tentar rivalizar com as plataformas mais consolidadas do mundo, como o Facebook e o Instagram, a Shoelace apresenta um propósito diferente e coloca em pauta um debate sobre o impacto negativo que essas redes causam nas nossas vidas.

Diferentemente das maiores concorrentes, a nova aposta da Google encoraja os usuários a passarem menos tempos vidradas na tela de um smartphone e encontrarem pessoas para realmente fazerem atividades na vida real.

Conquiste a independência financeira já. Invista. Abra sua conta na XP – é grátis

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.