ciência avançada

Google anuncia a Calico, empresa de pesquisas que pretende prolongar a vida humana

Nova empresa tentará desafiar a morte por envelhecimento e doenças associadas

SÃO PAULO – Na última quarta-feira (18), o Google anunciou em seu blog oficial a criação da empresa Calico, que concentrará estudos sobre saúde e bem-estar e tentará desafiar a morte por envelhecimento e doenças associadas.

Quem anunciou o novo empreendimento foi o CEO do Google, Larry Page, que também revelou o executivo responsável pela empresa: Arthur D. Levinson, ex-CEO da Genetech, empresa de biotecnologia, e membro do conselho da Apple. “Dediquei grande parte da minha vida à ciência e tecnologia, com o objetivo de melhorar a saúde humana”, afirmou Levinson. “A ideia de Larry me inspirou e eu estou extremamente empolgado com o que está por vir.”

Em entrevista ao site da Time, Page esclareceu o principal desafio da empresa: aumentar a expectativa da vida humana. “No setor de saúde, se leva de dez a vinte anos para uma ideia se tornar real. Talvez devêssemos nos concentrar neste momento em coisas que são realmente importantes para daqui dez ou vinte anos.”

Sem detalhar como a empresa atingirá seus objetivos, Page deu indícios de um dos principais caminhos que a Calico deve percorrer. “Se você achasse a cura do câncer aumentaria em cerca de três anos a expectativa média de vida das pessoas. Achar uma solução para essa doença seria um grande avanço da ciência.”

De acordo com fontes próximas ao projeto, a nova empreitada do Google começará com um pequeno número de funcionários e se concentrará, inicialmente, em pesquisa de novas tecnologias.