Gol vendeu metade das passagens a R$ 3,90 a agências de viagem, diz Procon

Promoção no dia 18 de junho vendeu 167 passagens promocionais, mas 47% delas para outras empresas

Paula Zogbi

(Shutterstock)

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SÃO PAULO – A promoção Gol a Preço de Brahma, em que a companhia aérea vendeu passagens internacionais a R$ 3,90 durante o jogo do Brasil contra a Venezuela no dia 18 de junho, teve boa parte dos itens promocionais vendidos a empresas.

A informação é do Procon-SP, que solicitou esclarecimentos da Gol sobre as vendas das passagens.

De acordo com o órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, das 167 passagens promocionais, 78 (ou seja, 47%) foram vendidas a agências de viagem ou turismo. A CVC, por exemplo, acabou com 32 passagens; a Viajanet, com 24.

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Isso significa que o consumidor final pessoa física conseguiu comprar pouco mais da metade dos itens com desconto (apenas 89 passagens).

A empresa foi notificada para prestar esclarecimentos sobre os compradores das passagens no dia seguinte à ação promocional, após uma série de reclamações de usuários que sequer conseguiram acessar o site naquela noite. 

“O Procon-SP entende que a companhia aérea deveria ter implementado medidas que assegurassem que a promoção ficasse restrita ao consumidor final, que tem sua vulnerabilidade reconhecida pela lei”, disse a nota da Fundação.

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Além do esclarecimento sobre o destino das passagens, o Procon disse que irá verificar uma situação considerada suspeita. “A empresa informou também que as vendas aconteceram das 21h33 às 22h25. Chama a atenção o fato de muitos consumidores terem ligado 21h30 e não terem conseguido efetuar a compra, sendo que outros fizeram a compra às 22h25 – o Procon considera suspeito e vai investigar se houve fraude”, diz a nota.

Serão adotadas contra a aérea “medidas e sanções com base no Código de Defesa do Consumidor”, escreveu a Fundação.

Atualização: a Gol emitiu o seguinte posicionamento sobre a questão: 

“A GOL Linhas Aéreas Inteligentes informa que a venda das passagens internacionais, disponibilizadas na promoção “GOL a preço de Brahma”, cumpriu rigorosamente todos os termos e condições do regulamento divulgado publicamente. As passagens foram compradas para consumidores já definidos e não são transferíveis”.
 

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Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney