Em minhas-financas / gadgets

Instagram traz ocultação de curtidas para o Brasil

A medida, que começou no Canadá, visa mudar o caráter de "competição" que existe no aplicativo. Apenas o dono da conta terá acesso ao número de curtidas nas fotos e visualizações nos vídeos

Instagram
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A partir desta quarta-feira (17), o Instagram, rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos, começa a testar no Brasil sua nova política de ocultar o número de curtidas nas fotos e visualizações nos vídeos. Em março deste ano a medida foi aplicada no Canadá.

A contabilização de "likes" e "views" não será totalmente excluída da plataforma, mas estará disponível apenas para o autor do post.

Com essa mudança, o Instagram visa mudar o caráter de "competição" que existe no aplicativo e ajudar o usuário a se concentrar menos nos números e mais em compartilhar historias interessantes no seu perfil na rede.

“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”, afirmou, em nota, a empresa.

Muitos usuários deletam as fotos que não tiveram curtidas "suficientes" e se concentram cada vez mais em atingir determinado número de interações do que realmente interagir com as publicações de amigos, por exemplo.

Competição não é saudável nas redes

Muitos estudos mostram que a "cultura dos likes", característica intrínseca às redes sociais de forma geral, geram uma obsessão com os números de interações, o que pode ser muito perigoso para a saúde mental.

Um estudo recente da UK's Royal Society for Public Health (RSPH), mostra o impacto que o Instagram causa na saúde mental do usuário, principalmente nos jovens.

Enquanto há pontos positivos em acessar informações do seu interesse o tempo todo e ter um sentimento de pertencimento à uma comunidade, doenças como ansiedade e depressão podem ser desencadeadas frente a essa obsessiva competição por altos números de engajamento, de acordo com a publicação.

A companhia espera que essa mudança diminua os efeitos negativos provenientes da competição de ter o "post mais curtido" e que os usuários se concentrem mais na autenticidade e na experiencia que o aplicativo oferece.

Faça seu dinheiro render mais. Invista. Abra sua conta na XP Investimentos - é grátis

 

Contato