Em minhas-financas / gadgets

Nos EUA, governo Bolsonaro é advertido sobre Huawei, diz site

Autoridades do governo Trump falaram sobre preocupações de segurança aos visitantes brasileiros  

Huawei
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Em visita oficial do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, autoridades locais advertiram autoridades brasileiras sobre questões de segurança envolvendo a gigante de tecnologia chinesa Huawei. A informação é da Reuters, citando uma “graduada autoridade dos EUA”.

Há algum tempo os Estados Unidos sustentam a teoria de que a tecnologia 5G da Huawei pode ser utilizada para espionagem em países do ocidente. A China e a empresa negam.

Representantes dos países tiveram reuniões na segunda-feira (18) antes de Trump e Bolsonaro se encontrarem pessoalmente nesta terça. Do lado dos EUA, ficaram alertas sobre o que consideram danos à segurança nacional.

Também à Reuters, uma autoridade brasileira teria dito que o Brasil não tem planos de impedir a empresa chinesa de atuar nacionalmente e que não quer ficar no meio da disputa entre a Huawei e os EUA.

Vale lembrar que a Huawei anunciou no início deste mês que pretende voltar a vender smartphones no Brasil. Faz parte da estratégia trazer os celulares mais avançados em termos de tecnologia e, em algum momento, passar a fabricar os aparelhos nacionalmente. 

A preocupação divulgada pelos EUA é que a empresa utilize seu hardware (tecnologia física) junto ao estabelecimento da banda 5G - tecnologia em que a empresa chinesa está na vanguarda - para espionagem. 

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

 

Contato