Novo vazamento expõe 2,2 bilhões de logins e senhas; saiba se foi afetado

Arquivo chamado de Colection #2-5 contém dados novos e já expostos em vazamentos anteriores  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Depois do Collection #1, um vazamento de 773 milhões de e-mails e 20 milhões de senhas no mês passado, especialistas em segurança divulgaram nesta segunda-feira a descoberta de um novo arquivo com 2,2 bilhões de dados sigilosos correndo na internet: o chamado Collection #2-5.

No novo vazamento estão presentes dados já divulgados por hackers em outras ocasiões – incluindo parte das 3 bilhões de contas do Yahoo afetadas em 2003 e episódios grandes que afetaram usuários do Dropbox e do LinkedIn.

Para descobrir se foi afetado, o usuário pode utilizar sites como o Have I Been Pwned ou o Identity Leak Checker, do Instituto Hasso Plattner (HPB). No segundo endereço constam dados de todas as cinco listas expostas desde o início do ano (coleções de 1 a 5). Além de nomes e senhas para login, a ferramenta mostra outras informações confidenciais que podem ter sido expostas.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Caso algum dos seus endereços de e-mail conste em pelo menos um dos vazamentos, é altamente aconselhável trocar suas senhas.

A ESET, empresa de segurança digital, aconselha que sempre se utilize mais de 10 caracteres, incluindo letras, números e símbolos, além de configurar o duplo fator de autenticação quando disponível.

Invista para proteger seu patrimônio. Abra uma conta gratuita na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney