Zuckerberg quer unificar WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger

Apps continuarão funcionando separadamente, mas a infraestrutura de mensagens será uma só  

Paula Zogbi

(Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, está planejando uma movimentação ousada para seus apps de mensagens. Segundo o NY Times, a companhia já trabalha em uma integração da infraestrutura do WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger.

De acordo com o jornal, a intenção é manter os três apps com funcionamento separado, mas unificar a tecnologia dos mensageiros. As fontes citadas disseram que o projeto ainda está em fase inicial e deve ser finalizado entre o final deste ano e o início de 2020.

Outra determinação do CEO foi a aplicação de criptografia de ponta a ponta em todos os apps de mensagens. Atualmente, o WhatsApp já contém a tecnologia, importante para que mensagens só sejam acessíveis pelos usuários envolvidos (o que recebeu e o que enviou). Com a mudança para todos os apps, um usuário do Facebook poderá enviar mensagens criptografados para alguém que tenha apenas WhatsApp, por exemplo.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A centralização dos sistemas é uma aposta da empresa para que os usuários sejam engajados em todas as suas redes sociais, criando um ecossistema mais valioso para uma eventual venda de anúncios publicitários.

Ainda ao NY Times, o Facebook disse, em nota, ter a intenção de “construir as melhores experiências em mensagens que pudermos”. Também acrescentou que seus funcionários estão “trabalhando para trazer criptografia de ponta a ponta para mais dos nossos produtos de mensagens e considerando formas de facilitar o contato com amigos e familiares entre redes”.

Invista melhor seu dinheiro. Abra sua conta na XP. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney