Em minhas-financas / gadgets

Maior vazamento de dados desde 2003 afeta 773 milhões de e-mails; consulte o seu

Informações foram coletadas desde pelo menos 2015

hacker computador
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O especialista Troy Hunt, dono do site "Have I Been Pwned", divulgou nesta quinta-feira (17) a descoberta do maior banco de dados vazados da história da internet, com 773 milhões de e-mails e 21 milhões de senhas divulgadas em um fórum público de hackers. A lista foi chamada de Collection #1. 

Trata-se da segunda maior divulgação de dados sensíveis já registrada, atrás apenas do vazamento que afetou 3 bilhões de usuários do Yahoo em 2003.

É possível consultar os endereços de e-mail afetados no site haveibeenpwned.com. Basta digitar o e-mail na página principal e, se houver rastro de vazamento, alterar sua senha o mais depressa possível, como precaução. 

Hunt fez um texto explicativo sobre o caso, em que explica ser muito difícil identificar a fonte inicial do vazamento. Aparentemente, trata-se de uma compilação de diversas invasões menores a bancos de dados, divulgadas todas juntas. 

Por conta deste perfil de vazamento fracionado, é possível que parte das informações divulgadas já estejam desatualizadas. De qualquer maneira, cerca de 140 milhões de contas e mais de 10 milhões de senhas únicas da Collection #1 são inéditas, então há vazamentos recentes. 

Proteja seu patrimônio investindo na maior corretora do país. Abra uma conta na XP.

 

Contato