Em minhas-financas / gadgets

WhatsApp pode criar moeda digital concorrente do Bitcoin para transferências financeiras

Primeiramente, a empresa vai se concentrar no mercado da Índia; ainda não há notícias da vinda da ferramenta para outros países, como o Brasil  

Whatsapp
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O Facebook está trabalhando para criar uma criptomoeda que permitirá aos usuários transferir dinheiro via WhatsApp, segundo informações da Bloomberg. Seria uma espécie de moeda digital concorrente do Bitcoin.

A ideia é partir do conceito de stablecoin - um tipo de moeda digital atrelada ao dólar americano - para minimizar a volatilidade.

O Facebook está longe de liberar a moeda, porque ainda está trabalhando na estratégia de como oferecer ao público. Primeiramente, a novidade vai se concentrar no mercado da Índia.

A empresa vê uma grande oportunidade de crescimento no país, que tem 480 milhões de usuários de internet, perdendo apenas para a China. Esse número deve crescer para 737 milhões até 2022, segundo a Forrester Research. Ainda não há notícias da vinda da ferramenta para outros países, como o Brasil.  

Era esperado que o Facebook traga algumas novidades relacionadas a serviços financeiros desde que contratou o ex-presidente do PayPal David Marcus para administrar o aplicativo Messenger em 2014.

Em maio, Marcus se tornou chefe das iniciativas de blockchain da empresa, que não foram discutidas publicamente em detalhes. O Facebook tem investido na contratação de novos profissionais, e agora tem cerca de 40 pessoas na sua equipe de blockchain, segundo o site. 

"Como muitas outras empresas, o Facebook está explorando maneiras de alavancar o poder da tecnologia blockchain. Esta nova equipe está explorando muitos aplicativos diferentes. Não temos mais nada para compartilhar", disse um porta-voz da companhia em um comunicado. 

Invista seu dinheiro em novas tecnologias. Clique aqui e abra sua conta na XP. 

O WhatsApp é muito popular na Índia, contando com mais de 200 milhões de usuários. O país também lidera o ranking mundial de remessa financeiras - as pessoas transferiram US$ 69 bilhões para a Índia em 2017, segundo o Banco Mundial. 

O conceito de stablecoin foi criado para ser mais fácil de usar no dia a dia - justamente por ser mais estável do que o Bitcoin. 

O Facebook tem 2,5 bilhões de usuários no mundo e mais de US$ 40 bilhões em soluções anuais. Por isso, a empresa pode ter uma chance maior de configurar uma estratégia que funcione, já que até agora trazer o conceito de stablecoin para a vida real não se concretizou.  

 

Contato