WhatsApp tem falha de segurança que pode impactar eleições, diz empresa

Mensagens enviadas pelo app podem ser lidas e alteradas, de acordo com firma de segurança

Paula Zogbi

(Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – Uma investigação da empresa de segurança israelense CheckPoint descobriu um erro de segurança no WhatsApp que permite que mensagens enviadas pelo app sejam lidas e modificadas por terceiros. A falha atinge tanto chats comuns quanto grupos. 

Com a falha, hackers são capazes de se passar por um conhecido e enganar o destinatário. Por isto, a empresa de segurança demonstrou preocupação com a possibilidade de manipulação em massa em eleições. Vale lembrar que o aplicativo já tem mais de 1,5 bilhão de usuários. 

“Nos grupos importantes, para os quais se enviam cascatas de mensagens, há poucas possibilidades de que um membro tenha tempo de verificar uma das informações difundidas, e poderá se deixar enganar facilmente”, disse a CheckPoint. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota, o WhatsApp disse que “examinou atentamente este problema” e “não há problema de segurança na encriptação do aplicativo, o que permite garantir que somente o emissor e o receptor possam ler sua troca de mensagens”. O aplicativo vem apresentando novidades para evitar a distribuição de fake news, como o aviso de mensagem encaminhada e o limite de compartilhamento. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney