Golpe que dá passagens aéreas grátis já tentou enganar 31 mil pessoas em 6 horas

Dessa vez a promessa é de que o usuário ganhe  duas passagens aéreas da Gol gratuitas

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Um novo golpe está circulando no WhatsApp. Dessa vez a promessa é de que o usuário ganhe  duas passagens aéreas da Gol gratuitas, segundo informações do laboratório especializado em segurança digital da PSafe, dfrndr lab. O golpe já tentou prejudicar mais de 31 mil usuários em 6 horas, segundo dados da empresa.

Ao clicar no link recebido no app, a pessoa é direcionada para uma página com uma pesquisa que precisa ser respondida antes do acesso à “promoção”. São quatro perguntas: “Você já viajou esse ano?”; “Você está satisfeito com os serviços da GOL?”; “Você prefere a GOL por causa?”; “Você pretende viajar com amigos/família?”.

golpe_passagem_aérea_-_1

Ao longo do processo, o usuário vê um contador na tela que mostra o número de passagens que supostamente ainda estão disponíveis e que vai diminuindo para gerar uma sensação de urgência do preenchimento. Independentemente das respostas, o usuário é incentivado a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O texto afirma que após o compartilhamento o usuário poderá resgatar as passagens, que serão enviadas por e-mail em até dois dias. Ao final, há ainda uma falsa seção de comentários com pessoas que teriam conseguido sacado o benefício.

“Estamos em época de férias escolares e por isso muitas pessoas planejam viajar com a família, o que torna o momento propício para um golpe como esse. Os cibercriminosos estão sempre atentos a essas oportunidades para passar a ideia de que pode ser algo verdadeiro. Além disso, a estratégia de solicitar o compartilhamento via aplicativo de mensagem é perfeita para que o golpe se espalhe rapidamente e leve com ele a confiança e credibilidade do amigo ou familiar que enviou”, afirmou o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni. 

Em nota, o WhatsApp recomenda bloquear o remetente, desconsiderar mensagens desse tipo e apagá-las. Além disso, para evitar mais danos nunca compartilhe coisas desse tipo. Para tentar amenizar coisas desse tipo e alertar os usuários, a empresa anunciou nesta terça-feira (10), uma nova ferramenta que avisa quando uma mensagem é encaminhada. 

Continua depois da publicidade

A GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL. Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento pelo número 0300 115 21 21.

Quer juntar dinheiro para viajar de verdade? Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.