Alexa, da Amazon, grava conversa privada de família e envia gravação para outra pessoa

"Por mais incomum que isso tenha acontecido, estamos avaliando as opções para fazer esse caso menos recorrente possível", escreveu a Amazon em comunicado

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Um aparelho Echo, da Amazon, gravou secretamente a conversa de uma família e enviou a gravação para outra pessoa. O caso aconteceu em Portland, no estado de Oregon, nos EUA. 

De acordo com o canal de TV local KIRO 7, a família só ficou sabendo da gravação porque foi avisada por um colega de Seattle, em Washington, que recebeu o arquivo de áudio. Ao confirmar que foi a gravação de uma conversa privada, a família informou a Amazon e desconectou todos os aparelhos de casa com a função da Alexa. 

Contatada pela família, a Amazon informou que a Alexa confundiu uma conversa de pano de fundo com comandos para enviar a mensagem ao contato. “Eu me senti invadida!, disse a mulher, que se identificou como Danielle. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com comunicado enviado à imprensa, o aparelho foi ligado após ouvir uma palavra na conversa que se assemelhava a “Alexa”. Após isso, a conversa seguinte foi interpretada como o pedido “enviar mensagem”. Segundo a Amazon, em algum momento a Alexa teria dito em voz alta: “para quem?”. Novamente, a conversa de fundo foi interpretada como um nome presente na lista de contatos. Alexa então disse em voz alta: “[nome do contato], certo?”. A conversa de fundo foi entendida pela tecnologia como o comando “certo”, enviando o áudio ao contato. 

“Por mais incomum que isso tenha acontecido, estamos avaliando as opções para fazer esse caso menos recorrente possível”, escreveu a empresa. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP