Startup israelense lança GPS para locais fechados

O app "Inside" não deixa o usuário na mão enquanto ele está em ambientes fechados, como o metrô, shopping e estacionamento

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Para pessoas com pouco senso de direção, o GPS é uma das melhores invenções. Contudo, o aparelho ainda apresenta falhas em ambientes fechados, como estacionamentos subterrâneos, metrôs e shopping centers. Para solucionar esse problema, a empresa israelense Shopcloud lançou o Inside – o primeiro aplicativo de GPS capaz de localizar um usuário do smartphone à prova de paredes e teto.

O sistema identifica a localização de um usuário pelo smartphone com base no hardware do próprio dispositivo, como a câmera do celular, para alimentar a localização, em vez de utilizar apenas a internet. Isso significa que o app pode funcionar sem sinal, até em modo avião. Ele também não requer hardware transmissor adicional instalado nos locais.

“Usamos câmeras do dispositivo, por meio de algoritmos de computador, para entender os dados espaciais ao nosso entorno e, em seguida, nós os posicionamos com precisão. Esse é o primeiro método”, disse o vice-presidente da startup, Michael Bar Zeev, ao Tech Crunch. “Com isso, começamos a usar sensores para acompanhar o movimento da pessoa.”

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A startup Shopcloud foi fundada em 2012 e já recebeu US$ 700.000 de investidores. O aplicativo foi lançado na última terça-feira (11) e funciona na versão iPhone 4S em diante, além dos smartphones com sistema operacional Android.