Fumantes terão tratamento gratuito pelo SUS

Tratamento inclui avaliação por equipe de médicos, contudo apenas algumas unidades já estão equipadas para oferecer tratamento

Publicidade

SÃO PAULO – As campanhas contra o fumo são cada vez mais freqüentes, e até certo ponto, agressivas, com a veiculação de imagens chocantes dos efeitos do cigarro na saúde dos fumantes. Mas quem fuma sabe que largar o vício não é fácil, exigindo além de muita boa vontade, apoio dos familiares e em alguns casos até mesmo o envolvimento de médicos.

SUS oferece tratamento gratuito

Para os fumantes que não têm muito dinheiro para gastar com este tipo de tratamento, vale lembrar que desde o final de agosto deste ano as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) já estão capacitadas para oferecer tratamento gratuito para os fumantes.

O tratamento só foi possível com a implantação dos chamados Centros de Referência em Abordagem e Tratamento de Fumantes (CRATF). Somente as unidades do SUS que adotaram medidas restritivas ao consumo de cigarros em suas dependências poderão se qualificar para oferecer o tratamento.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Avaliação médica

Gratuito e aberto ao público, o tratamento inclui algumas técnicas bastante comuns no tratamento de fumantes, como o uso de goma de mascar, adesivos de nicotina, assim como remédios à base de bupropiona.

Os interessados terão que se submeter a uma avaliação por uma equipe médica, que dividirá os fumantes em grupos. Feito isto, o fumante será orientado a identificar e conseqüentemente evitar as situações que o levam a fumar. Os fumantes que apresentarem maior grau de dependência receberão o tratamento gratuitamente através do SUS.

Onde é oferecido

No estado de São Paulo, apenas o Hospital São Paulo e o Hospital das Clínicas de Marília oferecem o tratamento, e a expectativa é de que em 2003 o tratamento também possa ser oferecido pelo Hospital das Clínicas da Unicamp e o Centro de Referência e Tratamento de Álcool, Tabaco e outras drogas do Bom Retiro.

Continua depois da publicidade

Para os fumantes que moram na capital, é possível obter mais informações sobre o tratamento no Centro de Estudos de Enfermagem do Hospital São Paulo, localizado na Rua Botucatu, 723, Vila Clementino, ou através do telefone 5576-4460.