Publicidade
SÃO PAULO – O consumidor já pode consultar a nota dada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) ao seu plano de saúde. Os resultados são da Terceira Fase do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar e estão disponíveis no site da Agência (www.ans.gov.br).
As 1,327 mil empresas, que representam 97,36% do mercado, foram avaliadas por meio do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) que mediu o desempenho das operadoras no ano de 2007. O índice classificou as empresas em cinco faixas: 0 a 0,19; 0,2 a 0,39; 0,4 a 0,59; 0,6 a 0,79; e 0,8 a 1.
A ANS constatou que entre os beneficiários de planos de assistência médica, quase 80% estão em operadoras com IDSS nas faixas média ou superiores. Nos planos odontológicos, o número chega a 82,7%.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Sobre os resultados
O IDSS conta com 33 indicadores que verificam dimensões como atenção à saúde, econômico-financeira, estrutura e operação e satisfação dos beneficiários.
Os resultados estão organizados em modalidade (seguradoras, autogestões, medicinas de grupo, odontologias de grupo, cooperativas médicas, cooperativas odontológicas e filantrópicas); porte (pequeno, médio e grande); e de acordo com a segmentação dos planos ativos e com beneficiários no ano de 2007.
Para saber em que faixa a sua operadora ficou classificada é preciso ter o número de registro dela, a razão social ou o número do CNPJ.
Continua depois da publicidade
Fique de olho
A partir de abril, entra em vigor a portabilidade de carências. Assim, o consumidor poderá utilizar o IDSS como referência para escolher e contratar um plano de saúde.