Fique atento: já dá para consultar as notas dadas pela ANS às operadoras de saúde

Cerca de 1,327 mil empresas de saúde foram avaliadas por meio do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar

Publicidade

SÃO PAULO – O consumidor já pode consultar a nota dada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) ao seu plano de saúde. Os resultados são da Terceira Fase do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar e estão disponíveis no site da Agência (www.ans.gov.br).

As 1,327 mil empresas, que representam 97,36% do mercado, foram avaliadas por meio do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) que mediu o desempenho das operadoras no ano de 2007. O índice classificou as empresas em cinco faixas: 0 a 0,19; 0,2 a 0,39; 0,4 a 0,59; 0,6 a 0,79; e 0,8 a 1.

A ANS constatou que entre os beneficiários de planos de assistência médica, quase 80% estão em operadoras com IDSS nas faixas média ou superiores. Nos planos odontológicos, o número chega a 82,7%.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Sobre os resultados

O IDSS conta com 33 indicadores que verificam dimensões como atenção à saúde, econômico-financeira, estrutura e operação e satisfação dos beneficiários.

Os resultados estão organizados em modalidade (seguradoras, autogestões, medicinas de grupo, odontologias de grupo, cooperativas médicas, cooperativas odontológicas e filantrópicas); porte (pequeno, médio e grande); e de acordo com a segmentação dos planos ativos e com beneficiários no ano de 2007.

Para saber em que faixa a sua operadora ficou classificada é preciso ter o número de registro dela, a razão social ou o número do CNPJ.

Continua depois da publicidade

Fique de olho

A partir de abril, entra em vigor a portabilidade de carências. Assim, o consumidor poderá utilizar o IDSS como referência para escolher e contratar um plano de saúde.