FedNow estreia oficialmente nos EUA; veja como funciona o Pix americano

Modelo vai permitir transferências instantâneas 24 horas por dia

Giovanna Sutto

Publicidade

O Federal Reserve (Fed), banco central americano, anunciou que seu novo sistema de pagamentos instantâneos, o FedNow, está oficialmente ativo. O serviço foi apelidado de “Pix americano” por aqui e permitirá transferências instantâneas.

As discussões sobre o FedNow começaram em 2019 de forma embrionária. O projeto foi sendo desenvolvido ao longo dos anos, mas, somente em 2022 houve uma estruturação do projeto. E foi neste ano que o Federal Reserve, banco central americano, fez o anúncio de que o FedNow começaria a operar em 1 de julho, mas houve um atraso nas operações.

A ferramenta americana também vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Agora, bancos e cooperativas de crédito de todos os portes podem se cadastrar e utilizar essa ferramenta para transferir dinheiro instantaneamente para seus clientes, a qualquer hora do dia, em qualquer dia do ano.

Continua depois da publicidade

Em seu comunicado o Fed diz que 35 bancos e cooperativas de crédito aceitaram participar do sistema. Mas na lista compartilhada há apenas 27 instituições financeiras. Diferentemente do que aconteceu aqui no Brasil, nenhuma instituição americana foi obrigada a participar, o projeto era completamente opcional.

O comunicado diz que a operação está pronta e que 16 prestadores de serviços estão preparados para dar suporte ao processamento de pagamentos para bancos e cooperativas de crédito.

“O Federal Reserve criou o FedNow Service para ajudar a fazer pagamentos diários nos próximos anos de maneira mais rápida e conveniente”, disse Jerome H. Powell , o presidente do Fed no comunicado.

Continua depois da publicidade

“Com o tempo, à medida que mais bancos optarem por usar essa nova ferramenta, os benefícios para indivíduos e empresas incluirão permitir que uma pessoa receba imediatamente um pagamento ou uma empresa acesse crédito instantaneamente quando uma fatura for paga.”

O comunicado acrescenta que Fed “está empenhado em trabalhar com mais de 9 mil bancos e cooperativas de crédito em todo o país para apoiar a ampla disponibilidade desse serviço para seus clientes ao longo do tempo”.

Quem vai ofertar o FedNow para clientes?

O modelo pode atender pessoas físicas e jurídicas.

Continua depois da publicidade

Fed yesterday?

O sistema de pagamentos instantâneos ganhou um outro apelido: Fed yesterday, em referência ao atraso de lançamento. O modelo é lançado depois do sucesso do Pix no Brasil e outros meios de pagamentos instantâneos ao redor do mundo, como na Índia, Reino Unidos e outros países.

O comunicado diz que somente nos próximos anos, os clientes de bancos e cooperativas de crédito que se inscreverem no FedNow “poderão usar o aplicativo móvel, o site e outras interfaces de suas instituições financeiras para enviar pagamentos instantâneos com rapidez e segurança”. Aqui no Brasil a implementação no via aplicativo começou desde o lançamento do serviço, por exemplo.

O InfoMoney fez uma reportagem completa sobre o FedNow recentemente e especialistas entendem que apesar do apelido de Pix Americano, o modelo dos EUA tem mais diferenças que semelhanças: é mais descentralizado, pode ter custos, não exige participação de grandes instituições e tem uma agenda de implementação ainda bem embrionária.

Continua depois da publicidade

Confira a matéria completa abaixo:

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.