Farmais aposta em converter farmácias de bairro para chegar a 500 unidades

Ideia da rede é abrir 120 novas lojas em 2010, aproveitando o potencial do mercado de varejo farmacêutico no Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – A rede de farmácias Farmais, um dos maiores grupos do segmento no Brasil, pretende chegar ao ano com novas 120 unidades franqueadas. A perspectiva consta no plano de expansão da empresa para este ano, que projeta aproveitamento do mercado aquecido para se expandir em regiões que já abrigam lojas da rede, mas que ainda têm potencial para receber mais unidades.

Segundo comunicado da empresa, “a decisão se deve à fase promissora do varejo farmacêutico e à estratégia de fortalecer mercados com a presença ainda maior da marca”. Com as novas 120 lojas, a marca deve chegar próximo de 500 unidades até o fim de 2011.

Atualmente, os estados que abrigam unidades da empresa são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, que são também os estados prioritários para expansão da marca para este ano.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

O diretor geral da rede Farmais, Ernandes Cunha, aposta no contexto atual do mercado. “Recebemos diariamente de todos os estados uma grande demanda de interessados em ser tornar um franqueado Farmais, e aproveitando este momento promissor do setor, decidimos adotar como estratégia de expansão para este ano explorar todas as cidades dos estados em que já estamos presentes”.

Estratégia
A rede, que este ano completa 16 anos de existência, tem dois tipos de metodologias de expansão: por meio de unidades independentes, quando um empreendedor que não é do ramo farmacêutico deseja abrir uma franquia, e das unidades de conversão – farmácias já existentes que queiram fazer parte da Rede Farmais, realizando as adaptações necessárias de layout e operações que a marca exige.

A aposta para o ano é reforçar a atuação justamente nesta segunda proposta. “De acordo com a nossa experiência, percebemos que existem muitas farmácias de bairro em todo o Brasil que poderiam ter uma lucratividade muito maior se estivessem debaixo de nossa bandeira”, afirma Cunha.

Continua depois da publicidade

Para alcançar o número de unidades desejadas, a rede já começou treinamento com a equipe de campo e acordos com fornecedores. A ideia é avaliar todas oportunidades que o mercado proporciona.