Publicidade
SÃO PAULO – O atraso da maioria dos bancos em fornecer os dados relativos às contas de FGTS administradas por eles na época dos planos econômicos antes da Caixa centralizar este serviço pode acabar forçando o Governo a adiar o calendário de pagamento dos expurgos do FGTS.
Novo prazo termina em 15 de março
Apesar do prazo de entrega destas informações ter terminado no final de janeiro, até o final desta quarta-feira (06/03) apenas 31% das informações necessárias haviam sido repassadas para a Caixa. Isto representa um ligeiro aumento em relação ao volume de informações entregues até o final de fevereiro que era de 29,24%, mas um grande avanço em relação ao entregue no final de janeiro, quando apenas 11,14% das informações haviam sido enviadas.
No final de fevereiro a Caixa informou oficialmente o Ministério do Trabalho sobre os bancos em atraso, para que as multas estipuladas fossem aplicadas. A multa nestes casos é de até 10% do valor total dos saldos das contas vinculadas ao FGTS que os bancos administravam na época. Contudo, diante do atraso da grande maioria dos bancos o Ministério optou por estender o prazo para entrega das informações até o dia 15 de março.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Ministro acredita que atraso não afetará pagamento dos expurgos
O Ministro do Trabalho, Francisco Dornelles, ainda acredita que apesar da displicência dos bancos o problema não deverá afetar o calendário de pagamento dos expurgos previsto para iniciar em junho. Porém caso as informações não sejam recebidas até o dia 15 dias então existe a possibilidade de que a tabela de pagamentos seja alterada.
De acordo com o calendário original, a Caixa iniciaria o envio dos extratos com os saldos das contas de FGTS e respectivos expurgos a partir do início de abril. Já o início do pagamento dos expurgos, através de depósito na conta de FGTS, está previsto para começar em junho deste ano, quando deveriam começar a receber os trabalhadores com saldo inferior a R$ 1 mil.