EUA, Canadá, Colômbia: mais de 10 vistos de trabalho nas Américas para brasileiros

Argentina, Chile e Uruguai são países procurados na América do Sul por brasileiros para morar

Giovanna Sutto

Publicidade

Viver nos Estados Unidos ou no Canadá é um sonho de muitos brasileiros que buscam melhores condições de vida e de trabalho. Mas, para além desses dois destinos populares para imigração, países da América do Sul e Central são opções.

Segundo os dados mais recentes do Ministério das Relações Exteriores, além dos EUA, que conta com mais de 1,9 milhão de brasileiros em seu território, o Paraguai, por exemplo, está entre os que concentram mais brasileiros ao redor do mundo.

“Países da América Central e América Latina são destinos populares não só pela proximidade geográfica, mas também pela semelhança cultural e linguística, já que alguns brasileiros se sentem mais confortáveis em se comunicar com pessoas de língua espanhola em vez da língua inglesa”, afirma Patricia Landsmann de Barcellos, advogada e Diretora de Operações Jurídicas da consultoria de imigração Hayman-Woodward.

Continua depois da publicidade

Na experiência dela, alguns dos países mais populares para imigração profissional de brasileiros na América Central e América Latina são a Argentina, o Uruguai e o Chile. “Imigrar para países da América Central e da América Latina não é – normalmente – a ideia da maioria dos brasileiros, que costumam focar mais nos Estados Unidos e na Europa“, admite.

O número de brasileiros morando ao redor do mundo chegou a 4,5 milhões nos últimos anos, e o aumento nessa busca está relacionado a uma série de fatores, na visão de Barcellos.

Ela destaca o trabalho remoto, impulsionado pela pandemia, e que abriu novas possibilidades para profissionais brasileiros trabalharem para empresas estrangeiras, sem a necessidade imediata de relocação.

Continua depois da publicidade

Mozar Carvalho, advogado especialista em imigração do escritório Mozar Carvalho, faz um alerta para que os brasileiros se preparem para começar o processo de imigração e prestem atenção em alguns pontos para não subestimar os potenciais desafios da mudança.

“O profissional não pode deixar de fazer pesquisas sobre o país que deseja ir. Alinhar a cultura e as expectativas de como será viver no novo destino são cruciais. Além disso, organizar a documentação com antecedência e se planejar para conseguir fazer a mudança de maneira organizada também são pontos importantes. E uma barreira muito comum é o idioma: ter proficiência é crucial para adaptação profissional, mas também social no novo país. Muitos se arriscam, mas a dificuldade no dia a dia pode surgir”, avalia.

Na visão de Barcellos, muitos subestimam a complexidade e o tempo necessário para, por exemplo, obter os vistos e outras autorizações de residência, o que pode resultar em problemas e atrasos. “A falta de planejamento financeiro adequado é outro obstáculo muito comum, além da ausência de uma rede de apoio no novo país que pode trazer dificuldades extras para a família”, avalia Barcellos.

Continua depois da publicidade

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Confira lista

A pedido do InfoMoney, a consultoria Hayman-Woodrward preparou um levantamento com os principais países que oferecem vistos de trabalho aos brasileiros nas Américas.

O estudo leva em consideração somente os países da América do Sul, América Central e América do Norte que a empresa atua, mas é possível que outras localidades ofereçam o documento. O levantamento contém o tipo de visto de trabalho mais comum exigido pelos países listados, alguns requisitos básicos, o link oficial da embaixada ou consulado e a taxa de inscrição ou a taxa de emissão do visto atualizadas em junho de 2024 – porém, vale ressaltar que o custo total da imigração costuma ser maior.

Continua depois da publicidade

Alguns dos vistos de residência temporária permitem que o cidadão trabalhe também. Por isso, a consultoria ressalta que essa lista serve apenas como ponto de partida. É essencial pesquisar a fundo o país de interesse para obter informações precisas e atualizadas sobre requisitos, custos e procedimentos de visto.

Confira o mapa e depois as informações, por ordem alfabética:

(Fonte: Hayman-Woodward/Montagem Leonaro Albertino – InfoMoney)

Argentina

Bolívia

Chile

Colômbia

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Continua depois da publicidade

Costa Rica

Canadá

Estados Unidos

Equador

Panamá

Paraguai

Peru

México

Uruguai

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.