Flexibilização

Espanha prepara decreto para liberar população do uso obrigatório de máscara ao ar livre

Medida era obrigatória desde o Natal devido ao aumento de casos de Covid-19 provocados pela variante ômicron

Por  Equipe InfoMoney -

A Espanha deve eliminar a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre na próxima semana. O item de proteção funciona como uma das barreiras mais eficazes contra a contaminação pelo coronavírus.

O decreto sobre a questão deve ser publicado na terça-feira (8) e entra em vigor no dia 10, próxima quinta, conforme disse Caroline Darias, ministra da Saúde do país, à rádio local Cadena SER.

Depois de uma liberação temporária em 2021, o uso do item de proteção era obrigatório desde o Natal, por causa do aumento de casos de Covid-19 provocados pela variante ômicron. Era válida em todos os locais públicos, fechados ou abertos – com exceção de praias e ambientes rurais – com ou sem distância.

Apesar disso, a ideia era que o uso de máscara fosse temporário, diz Darias. “Avisamos que [a medida] seria estritamente necessária para o momento, até que os indicadores, como está sendo observado, aconselhem outra medida”.

Em ambientes fechados, o uso de máscara seguirá sendo obrigatório.

O argumento para a mudança é de que os dados do Ministério da Saúde indicam que a incidência de infecções continua diminuindo.

Nesta quinta-feira (3), foram registradas mais 183 mortes e 74.368 novos casos de coronavírus no país. Desde o início da pandemia, 10,19 milhões de pessoas já foram infectadas – quase um quarto da população. Em mortes, o país ultrapassa os 94 mil registros.

Em relação à média de infecções dos últimos 14 dias, os dados mostram que os números seguem caindo. São 2.420 novos casos por 100.000 habitantes até esta quinta, recuo de cerca de 5% na comparação com os 2.564 reportados na quarta-feira anterior, 19 de janeiro, pelo departamento liderado por Caroline Darias.

Várias províncias do país também estão, aos poucos, liberando as restrições à medida que os números de internações, casos e mortes melhoram.

No entanto, a validação da queda da máscara ocorreu sob duras críticas da oposição, que considera que o uso do item ainda é necessário. Em termos de vacinação, a Espanha tem quase 91% de sua população acima de 12 anos imunizada.

Máscara no Brasil

No Brasil, a Lei nº 14.019/2020, que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados, foi sancionada em julho de 2020 e segue vigente.

O Ministério da Saúde realizou um estudo no fim do ano passado para orientar os munícios do país a liberar os cidadãos do uso do item. Mas as cidades têm autonomia para regular a questão. Em São Paulo, por exemplo, a medida é obrigatória.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já foi multado algumas vezes por desrespeitar as regras sanitárias estabelecidas no país. Nesta semana, por exemplo, apareceu ao lado do presidente do Peru, Pedro Castillo, sem máscara em encontro realizado em Porto Velho (RO).

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe