Publicidade
SÃO PAULO – A quantidade de cheques devolvidos por falta de fundos aumentou 1,82% em novembro, na comparação com o mês anterior. No entanto, frente ao mesmo mês do ano passado, houve queda de 16,68% e no acumulado do ano, de 3,98%.
De acordo com a Equifax, que divulgou seu estudo nesta segunda-feira (11), no décimo primeiro mês do ano foram devolvidos 2,901 milhões de cheques por falta de fundos.
Aumento da renda e queda do desemprego
De acordo com Alcides Leite, coordenador do Centro de Conhecimento Equifax, as comparações entre os meses de novembro e entre os acumulados dos dois anos indicam que houve uma queda na inadimplência, resultado do aumento da renda familiar, do recuo da inflação, da redução nos juros e da queda do desemprego.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Leite ainda informa que os números da inadimplência mostram uma curva decrescente no segundo semestre de 2006. “Mesmo o leve crescimento no volume de cheques devolvidos em outubro e novembro não influenciou a tendência de queda”, concluiu.
Títulos protestados
Ainda de acordo com o levantamento da Equifax, o número de títulos protestados em novembro aumentou 2,28% frente a outubro. No décimo primeiro mês do ano houve 727.788 protestos, contra mais de 711 mil no mês anterior. Já considerando os 745.644 títulos protestados em novembro de 2005, nota-se uma queda de 2,39%.
“Ao contrário do que acontece com o número de cheques devolvidos, a quantidade de protestos segue crescendo no segundo semestre deste ano, tendo recuado somente no último mês de setembro”, aponta o coordenador da Equifax.
Continua depois da publicidade
Sobre a pesquisa
A análise de inadimplência da Equifax é baseada em informações públicas fornecidas pelo Banco Central, por meio de cartórios, juntas comerciais, fóruns e a partir das transações comerciais realizadas por 28 mil clientes em todo o País.
O banco de dados registra 338,8 milhões de informações positivas, 121 milhões sobre cheques sem fundos, 31,5 milhões de títulos protestados, 137,7 mil informações sobre falências, concordatas e recuperações judiciais e 8,7 mil registros de empresas golpistas.