Empréstimo consignado: Dataprev aponta mais 465,8 mil operações em fevereiro

Os empréstimos para aposentados e pensionistas saltaram de 7,3 milhões para 7,7 milhões em um mês

Publicidade

SÃO PAULO – A quantidade de novos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) chegou a 465,8 mil operações em fevereiro, atingindo 7,7 milhões de créditos desde o dia 9 e maio de 2004. O volume de dinheiro emprestado também aumentou, alcançando R$ 12,7 bilhões.

Os dados são da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social), e foram divulgados nessa segunda-feira (21).

Histórico do empréstimo consignado

Desde o seu lançamento até o início deste mês, o empréstimo consignado já atraiu 5 milhões de aposentados (de um total de 19 milhões de segurados), que já recorreram ao crédito nos 37 bancos conveniados ao INSS.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Como alguns aposentados e pensionistas realizam mais de um empréstimo – no mesmo banco ou em instituições diferentes – já foram concretizadas 7,7 milhões de operações desde então. Destas, 6,5 milhões ainda estão ativas.

Foram cancelados (excluídos do sistema antes do pagamento da primeira parcela, pelos bancos) 144 mil empréstimos. Outros 163,2 mil foram liquidados (excluídos do sistema após o pagamento da primeira parcela, pelos bancos ou pelas Agências da Previdência Social que mantêm o benefício).

Preferências

A maioria dos beneficiários (56,45%) prefere parcelamentos maiores, num prazo de 31 a 36 meses, máximo permitido pelo INSS. Além disso, quem mais pegou empréstimos (51,34%) entre os titulares, até agora, recebe até um salário mínimo por mês.