Retomada do turismo

Emissão de visto dos EUA para brasileiros é recorde em 2022, mas tempo de espera ainda passa de 1 ano

Veja quanto tempo leva para obter documento nos consulados e na Embaixada

Por  Giovanna Sutto

Depois de quase dois anos sem emitir vistos para brasileiros, por causa da pandemia de Covid-19, a representação diplomática dos Estados Unidos informou que as liberações de vistos aos cidadãos nascidos no Brasil bateram recorde.

Com dados de maio (mais atual), a Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil emitiram 79.212 vistos para brasileiros. O número é 13% superior a abril e o maior patamar do ano. Também é o maior registro mensal desde março de 2017, quando as informações começaram a ser disponibilizadas mês a mês.

Entre janeiro e maio de 2022, foram emitidos 345.660 vistos. Os dados integram levantamento do escritório de advocacia AG Immigration, em conjunto com o Departamento de Estado americano, que é o órgão responsável pelas relações internacionais do país.

O turismo, segundo o levantamento, é o principal motivo dos pedidos de visto de brasileiros aos Estados Unidos — 315 mil turistas brasileiros entraram no país da América do Norte nos quatro primeiros meses do ano, número que coloca o Brasil na quarta colocação entre as nações que mais enviaram visitantes ao país em 2022, segundo informações Departamento de Comércio dos EUA.

O Brasil está à frente de Alemanha, Índia e Itália e de regiões inteiras, como Oriente Médio, Europa Oriental, África e Oceania.

“Desde que as atividades foram normalizadas nos consulados e na Embaixada americana, em novembro do ano passado, a demanda por vistos de turismo não para de crescer, mesmo com a variação cambial desfavorável”, explica Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration.

Alexandre diz, contudo, que as emissões não necessariamente dizem respeito a solicitações feitas apenas neste ano. “Como os órgãos diplomáticos ficaram fechados durante quase dois anos para o público geral, em razão da pandemia, o acúmulo de pedidos é muito grande. Os oficiais consulares têm se esforçado bastante para dar conta do volume”, completa.

Tempo de espera

Apesar da emissão recorde, a fila de espera ainda continua grande e pode passar de um ano. O tempo de espera pelo visto americano, no Brasil, varia conforme o consulado.

O tempo de espera para conseguir entrevista no Consulado dos Estados Unidos, em São Paulo, é de 365 dias. Na prática, o interessado terá de esperar um ano para saber se seu pedido será aprovado ou não.

O período aumenta nos Consulados de Porto Alegre, para 381 dias; em Brasília, a espera chega a 399 dias; e, no do Rio de Janeiro, o período sobe para 484 dias. Em Recife, a espera chega a 282 dias.

Tipos de vistos mais emitidos

O visto mais popular entre os brasileiros, em maio, foi o de negócio e turismo, chamado de B1/B2, com 73.078 emissões ou 92% do total emitido no referido mês. O resultado reflete alta demanda de viagens dos brasileiros, um comportamento que segue a retomada da atividade turística e a flexibilização das medidas pós-pandemia.

Nos cinco primeiros meses de 2022, os EUA emitiram também 1.514 vistos EB-1, EB-2 ou EB-3 para brasileiros. Esses vistos são destinados a pessoas com níveis elevados de qualificação acadêmica. São pessoas, por exemplo, com mestrado e doutorado, altamente reconhecidas, com décadas de especialização e elevada produtividade acadêmica. Em outras palavras: profissionais cobiçados.

Entre 2019 e 2021, a emissão de vistos EB-1, EB-2 e EB-3 para brasileiros somou 1.695, quase o mesmo patamar registrado nos cinco primeiros meses de 2022.

“Tem havido um movimento muito forte de mentes talentosas deixando o Brasil em busca de oportunidades no exterior, em especial nos EUA. O que temos ouvido de nossos clientes é que a situação econômica e política tem desanimado as pessoas em relação a perspectivas futuras no Brasil, independentemente de ideologia”, comenta Alexandre.

Como tirar o visto americano

Segundo o Consulado Americano, o passo-a-passo para a solicitação de visto de não-imigrante é geralmente o mesmo para 1º visto ou renovação e pode ser conferido no site da embaixada.

O interessado precisa marcar dois agendamentos: o primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e o segundo na Embaixada Americana ou Consulado.

É importante fazer a solicitação da categoria de visto correta, baseada no motivo da viagem aos Estados Unidos. No site da Embaixada também há explicação sobre todas as categorias de vistos.

O interessado precisa preencher um formulário de solicitação de visto online e imprimir a página de confirmação (com código de barras) para cada solicitante. Depois é preciso pagar a taxa e marcar o agendamento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). As taxas variam entre US$ 160 e US$ 265 e podem ser pagas via boleto ou cartão de crédito.

Feito isso, o interessado precisa comparecer ao agendamento e participar da entrevista de visto no consulado. Após essa etapa, se o visto for aprovado, o solicitante recebe um e-mail quando estiver pronto.

Não é preciso esperar o visto expirar para solicitar a renovação. “O que havia, antigamente, era a obrigatoriedade de o passaporte ter, no mínino, seis meses de validade. Mas isso não é mais válido para o Brasil (outros países ainda têm isso)”, diz, por nota, o Consulado dos Estados Unidos.

Planeje seus gastos
Baixe de graça a planilha de controle financeiro com todos os cálculos para monitorar seus gastos mensais e veja um resumo sobre a evolução do seu orçamento ao longo do ano:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

Compartilhe