Publicidade
SÃO PAULO – O RIC (Registro de Identidade Civil) com número único começará a ser cadastrado e emitido em janeiro de 2009, para cerca de 2 milhões de cidadãos.
“Em 2010, mais de 8 milhões de brasileiros vão adquirir seu novo documento de identidade. A partir do terceiro ano, 80 mil pessoas poderão ser cadastradas a cada dia com a meta de 20 milhões por ano”, afirma o diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo.
Segundo ele, a idéia é que o único número fortaleça todos os serviços públicos e privados que requerem a identificação do cidadão. “Com isso, o país terá um importante instrumento de auxílio no desenvolvimento de políticas de segurança pública e inclusão social”, acrescenta.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Adoção do documento
Espera-se que, até 2017, o smartcard com todas as informações pessoais, seja o novo documento de identidade de cerca de 150 milhões de pessoas.
Para dificultar a adulteração ou remoção por meio de meios químicos e físicos, o cartão terá diversos itens de segurança e impressos com tecnologia laser, além de um chip para armazenar dados biométricos e permitir o uso de identificação digital.
Na semana passada, em um encontro promovido pelo Ministério da Justiça e o Departamento de Polícia Federal, Araújo apresentou o projeto do RIC e informou que, para a concretização, serão necessárias a regulamentação e a adequação de dispositivos legais para a implementação do Sinric (Sistema Nacional de Registroa de Identidade Civil).