Em recuperação judicial, Americanas desliga 5.526 trabalhadores

Depois das demissões, o número total de funcionários da Americanas caiu a 33.861

Equipe InfoMoney

Fachada da Americanas (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Publicidade

A Americanas, em recuperação judicial, teve 5.526 trabalhadores desligados na semana de 27 de novembro a 3 de dezembro deste ano. De acordo com relatório divulgado pela empresa, esses desligamentos contemplam tanto profissionais demitidos quanto aqueles que pediram demissão.

A demissão voluntária, por iniciativa dos funcionários, correspondeu a 306 registros. No mesmo período, houve um total de 359 admissões.

Depois das demissões, o número total de funcionários da Americanas caiu a 33.861 funcionários sob regime de CLT na data-base de 3 de dezembro.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A companhia destaca que seu quadro de funcionários é sazonal por natureza, variando conforme oscilações do mercado de varejo e com picos nas épocas de datas comemorativas, como Páscoa, Black Friday e Natal.

O número total de lojas, em 3 de dezembro, permanecia em 1.759, correspondendo a 93,4% do período anterior ao deferimento da recuperação judicial.

Durante a semana base deste relatório, não houve nenhuma loja encerrada. A empresa informa ainda que o total de pagamentos na semana somou R$ 438 milhões, enquanto o total de recebimentos somou R$ 604 milhões.

Continua depois da publicidade

Outro lado

A Americanas informou, por meio de nota, que 88% dos desligamentos declarados no relatório semanal ao administrador judicial são referentes às demissões de temporários para a Black Friday. “As contratações de curto prazo, como para Black Friday e Natal, são comuns na dinâmica sazonal do varejo e têm como objetivo reforçar a operação nos picos de vendas que ocorrem nas principais datas comemorativas para garantir qualidade e eficiência”, segundo trecho do comunicado.

A companhia acrescentou que efetivou mais de 300 temporários após o grande evento promocional de novembro.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Planilha Gratuita

Como calcular 13º, férias e rescisão?

Baixe uma planilha gratuita que te ajuda com as contas de salário, descontos e cálculos demissionais

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.