Meios de pagamentos

Em outubro, brasileiros já poderão se cadastrar no PIX para fazer pagamentos instantâneos, diz BC

A ideia é que os consumidores já possam se cadastrar na plataforma antes do sistema de pagamentos instantâneos ir ao ar oficialmente em novembro

(Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (22), o Banco Central (BC) anunciou que irá permitir que brasileiros se cadastrem no PIX, sistema que permitirá transações como transferências e pagamentos em tempo real, a partir do dia 5 de outubro, mais de um mês antes do lançamento oficial, programado para a segunda semana de novembro.

Segundo o BC, a ideia é que os consumidores já possam se cadastrar na plataforma antes de o sistema de pagamentos instantâneos ir ao ar oficialmente em novembro. Ao antecipar os cadastros, o BC espera facilitar o processo de registro das chaves pelos usuários do PIX, que terão um maior tempo para isso e fazer com que a população já comece a entender a funcionalidade do sistema.

As chaves são uma espécie de senha e vão ser indispensáveis para o envio e recebimento de valores usando o PIX.

Aprenda a investir na bolsa

“Estarão disponíveis antecipadamente todas as funcionalidades para a gestão das chaves – além do registro, a exclusão, a alteração, a reivindicação de posse e a portabilidade. As regras específicas estarão detalhadas no Regulamento PIX, que será publicado em agosto”, explicou o BC em nota à imprensa.

Como informou o BC, quem desejar receber um Pix deverá, a partir de outubro, acessar o aplicativo da instituição em que possui conta e fazer o registro da chave, vinculando o número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ a uma conta bancária. Essas informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT).

Cronograma do PIX

O BC compartilhou um calendário com as datas refentes ao cronograma do PIX. Em agosto, ocorrerá a divulgação do regulamento e seus manuais técnicos. O dia 05 de outubro, como mencionado, marca o inicio do processo de registro de chaves de endereçamento.

No dia 03 de novembro começa a operação do PIX, ainda que de forma restrita. E, no dia 16 de novembro, o PIX será lançado oficialmente para toda população.

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.