Publicidade
SÃO PAULO – Informações desencontradas, pilhas de documentos e muitas exigências. Quando o cidadão precisa ser atendido por algum órgão federal ao solicitar algum tipo de serviço, ele esbarra na burocracia. Mas, no que tange às exigências de comprovação de dados e documentação, ele pode ficar mais tranquilo. Isso porque a Casa Civil colocará sob consulta pública proposta que pretende, em linhas gerais, melhorar o atendimento ao público, de acordo com a Agência Brasil.
Elaborado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, o projeto prevê a dispensa do reconhecimento de firma nos documentos oficiais, além de eximir o cidadão de dar informações que já integram banco de dados oficiais, exigidas por órgãos e entidades do Poder Público.
Além disso, cada órgão será obrigado a fornecer informações exatas ao cidadão sobre o padrão de atendimento, prioridades, tempo de espera, prazo para cumprimento de serviços e mecanismos de comunicação.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Apesar de ainda não ter data definida, o ministério sugere que a proposta seja colocada sob consulta pública já na segunda-feira (9), pelo prazo de 40 dias.
Para uma melhor administração
Além da desburocratização no atendimento, a proposta também dita sobre a administração dos órgãos federais. Ele prevê a consolidação de um modelo de contrato institucional, que estabelece metas.
Caso elas sejam cumpridas, esses órgãos e entidades federais recebem incentivo financeiro, assim como os servidores.
Continua depois da publicidade
A proposta também inclui outro mecanismo que visa valorizar o quadro de funcionários e melhorar a gestão, ao redirecionar os recursos economizados em investimentos.