Em 2006, uma em cada 30 crianças nascidas no Japão tinham pais estrangeiros

Segundo pesquisa do governo do país, a maioria desses pais eram norte ou sul coreanos, seguidos por chineses e brasileiros

Publicidade

SÃO PAULO – Cada vez mais crianças que nascem no Japão possuem um dos pais estrangeiro. Isso é o que mostrou um estudo do Ministério de Saúde, Trabalho e Bem-estar Social do país.

Segundo a pesquisa, uma em cada 30 crianças que nasceram no Japão em 2006 tinha a mãe ou o pai nascido em outro país. No total, 35.651 bebês tinham essa característica, o que representa 3,2% dos 1,1 milhão de japoneses que nasceram no ano em questão.

Imigrantes

Os resultados indicam que cada vez mais imigrantes que vão para o Japão em busca de trabalho, estão se tornando residentes permanentes no país. Para analistas, o aumento no número de crianças com pais estrangeiros irá diversificar a cultura japonesa, e muito ainda deve ser feito para aceitar e fornecer proteção legal para essas pessoas.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Ainda de acordo com o estudo, as mães de 26 mil crianças do país asiático são estrangeiras, e os pais de 19 mil também são provenientes de outros países, enquanto 9 mil crianças possuem ambos os pais estrangeiros.

Norte e sul-coreanos formam o maior grupo de pais estrangeiros, seguidos por chineses e brasileiros. Entre as mães, as chinesas são maioria, seguida pelas mulheres da Filipinas e da Coréia do Sul e do Norte.