Publicidade
SÃO PAULO – O chairman e CEO (Chief Executive Officer) da AIG, Edward Liddy, anunciou nesta quinta-feira (21) que planeja abandonar os cargos, assim que o quadro de diretores encontrar um substituto. Liddy assumiu as funções há menos de nove meses.
“Muito trabalho ainda tem que ser feito na AIG, mas muito já foi realizado”, declarou Liddy, que recomendou à seguradora que as funções de chairman e de CEO devem ser separadas.
Auxílio governamental
Segundo o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, na época do primeiro empréstimo, de US$ 85 bilhões, realizado pelo Fed à AIG, em 16 de setembro de 2008, a falência da seguradora traria riscos inaceitáveis para o sistema financeiro mundial.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Além disso, o governo concordou em aumentar para US$ 180 bilhões o auxílio, em troca de cerca de 80% do capital da companhia. O Tesouro, por sua vez, injetou mais capital na seguradora em novembro de 2008 e em março de 2009.
Liddy assume
Naquele 16 de setembro, Liddy assumiu os cargos, substituindo Robert Willumstad, que deixou a função após três meses de trabalho.
“Com a assistência financeira do Federal Reserve de Nova York e do Departamento do Tesouro, nós progredimos substancialmente na estabilização da AIG, reduzindo o risco sistêmico que levou o governo a resgatar a companhia, (…), desenvolvendo um plano para pagar os contribuintes americanos”, declarou Liddy.