Consumidores estão mais conscientes em relação à sustentabilidade

Os consumidores estão atentos às práticas sustentáveis das empresas e as levam em consideração na hora das compras

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela consultoria Dom Strategy Partners revelou que 70% dos varejistas afirmam que seus consumidores estão mais conscientes em relação à sustentabilidade, estão atentos às práticas sustentáveis das empresas e as levam em consideração na hora das compras.

A pesquisa consultou diretores e gerentes de 314 das 500 maiores varejistas com atuação no Brasil sobre a percepção do consumo consciente apresentada pelo cliente final.

O estudo mostra que 31% dos respondentes acreditam que a sustentabilidade é o fator que mais impacta diretamente na hora da decisão de compra. Já 37,5% acreditam que o consumidor é influenciado por especialistas ou outras pessoas que consomem produtos sustentáveis e 28,12% afirmam que o preço de um produto sustentável (ou que advém de uma empresa que possui práticas de sustentabilidade) impacta na hora das compras.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O resultado desta mudança no comportamento do consumidor cada vez mais conectado e interado com diversas redes, conhecido como consumidor 2.0, afeta diretamente a forma do varejo se comunicar com esse novo perfil de cliente”, informou a consultoria.

Em média, 68% dos varejistas entrevistados alteraram suas propagandas e seu marketing para se adaptar à nova demanda. Entre os segmentos que se destacaram neste processo estão os bancos (91%), o setor de alimentos e bebidas (84%), assim como os supermercados (81%). O atendimento também teve seu devido impacto, acarretando alteração em 70% do mercado pesquisado.

Além de implantar novos modelos comerciais, a implementação ou melhora dos programas de fidelidade também ganharam importância, refletindo em 68% das empresas presentes no estudo. Consequentemente, o aumento da competição por consumidor se tornou uma estratégia que está no topo da lista de prioridades dessas redes. Aproximadamente 81% adotaram este alvo.

Continua depois da publicidade

“Apesar da influência de outros consumidores e do preço deterem mais impacto na visão dos varejistas, de certo, novas bandeiras passam a fazer parte do processo de consumo, tais como o respeito aos animais, negação à pirataria, qualidade de vida e auto-estima estão entre as principais bandeiras, o que mostra um importante processo de evolução e conscientização no modelo de consumo”, finalizou o CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti.