Brasileiros não sabem identificar nutrientes nos rótulos dos alimentos

Brasileiros acertaram apenas 28% de um "quiz" com imagens de alimentos sem e com uma informação nutricional simples

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa feita pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com a CI (Consumers International) revelou que os consumidores brasileiros não sabem identificar os nutrientes nos rótulos dos alimentos industrializados mais populares, como os biscoitos do tipo ‘cream cracker’.

Segundo a pesquisa global, feita em nove países, os brasileiros acertaram apenas 28% de um “quiz” com imagens de alimentos sem e com uma informação nutricional simples.

Porém, quando o mesmo produto continha informações claras e consistentes na parte frontal da embalagem, a partir do “semáforo nutricional” (principais informações nutricionais do alimento localizadas na parte frontal da embalagem), a porcentagem de acertos na identificação da quantidade de gordura e sal foi de 84%, um valor três vezes maior ao comparar com as respostas sem este “semáforo”. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A quantidade de acertos aumentou ainda mais, chegando a 90%, quando o “semáforo nutricional” foi utilizado para comparar um produto com o outro. “O ‘quiz’ não permitiu reproduzir exatamente a análise dos rótulos feita pessoalmente, porém trouxe resultados importantes em relação ao uso e o entendimento do ‘semáforo nutricional’ na embalagem”, explica a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto.

No ranking entre os consumidores mais “desinformados” do mundo ainda estão os canadenses, holandeses, húngaros e indonésios.

Semáforo Nutricional
Os rótulos do tipo ‘semáforo nutricional’ foram baseados em uma proposta da Agência de Regulação de Alimentos do Reino Unido: a cor vermelha indica que os alimentos são ricos em açúcar, sal, gordura saturada e gordura; amarela indica níveis médios; e verde indica nível baixo.

Continua depois da publicidade

Os resultados obtidos pela CI foram apresentados aos Estados integrantes da OMS (Organização Mundial de Saúde) na 66ª Assembleia Mundial de Saúde, em Genebra.