Psicóloga lista 5 itens que mostram que comprar faz bem aos consumidores

Consumidor precisa ficar atento para não transformar as compras em um problema
(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Mais da metade dos americanos (52%) admite já ter realizado a “terapia das compras”, ou seja, compram para se sentir bem ou para comemorar algo, revelou um levantamento realizado pela TNS Global. A psicóloga da Golden Gate University, Kit Yarrow, listou para a revista Time cinco motivos que levam o consumo a ser bom para os consumidores. Confira:

1- Facilitar as transições 
No caso de mudanças na vida do consumidor, como casamento, divórcio ou nascimento de um filho, as compras podem ser consideradas como uma preparação mental. Quando as pessoas compram, elas estão naturalmente visualizando como o produto será usado e com isso visualizam a nova fase de sua vida. Dessa forma, a pessoa se sente mais preparada e com um maior controle da situação.

2- Vestindo-se para o sucesso
Em geral, as pessoas compram roupas novas quando vão mudar de emprego, cidade ou têm um evento importante para ir. Vestir-se adequadamente não só aumenta a confiança como também pode ajudar a ter um melhor desempenho em determinada situação.

Ebook Gratuito

Como declarar investimentos no Imposto de Renda

Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um estudo publicado no The Journal of Experimental Social Psychology revelou que os participantes que receberam um jaleco de médico se mostraram mais concentradas nos testes do que os outros que usavam suas próprias roupas.

3- Auxílio à criatividade
Quando questionados para descrever os produtos que mais amam, os consumidores descrevem os itens como se fossem uma obra de arte. Para alguns, um item de luxo está ligado a status, porém, para outros é uma apreciação do design e da criação, o que torna o ato de comprar um desenvolvimento da observação e do reconhecimento.

4- Válvula de escape
Para os consumidores, sair para fazer compras, ou fazer compras pela internet, é como “miniférias” para a mente, pois é uma atividade relaxante e sem sentido, que muitas vezes termina sem que nada seja adquirido. A vantagem disso, é de que na hora de tomar uma decisão difícil ou realizar uma tarefa árdua, pausas curtas de relaxamento podem melhorar o desempenho.

Continua depois da publicidade

Pesquisas mostram que a mente continua pensando inconscientemente sobre os problemas enquanto estamos envolvidos com outras atividades, desde que elas não sejam tão desafiadoras ou complexas quanto a outra.

5- Conexão Social
Desde o início do comércio, as pessoas iam ao mercado para se conectar com uma com as outras. Um consumidor que gosta de determinada marca, acaba se envolvendo com outros consumidores que possuem as mesmas preferências para compartilhar novidades e conselhos.

Consumo consciente
Apesar das vantagens do consumo para as pessoas, o terapeuta Peggy Wynne lembra que é preciso consumir com moderação, caso contrário o hábito se torna um problema financeiro e psicológico.

Fique atento, pois esconder as compras de amigos e familiares, sentir-se culpado por ter adquirido algo e deixar de comparecer a compromissos para comprar são sinais de que algo está errado.

Tópicos relacionados