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Consumidor não confia nas mensagens divulgadas nas embalagens

Mais da metade dos consumidores desconfiam que informações ambientais são maquiadas

Consumo Compras
(Agência Brasil)

SÃO PAULO – Os consumidores estão acreditando cada vez menos nas informações sobre responsabilidade ambiental, social e de atributos ligados à saúde nas embalagens dos produtos. Um levantamento realizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) junto com a Market Analysis mostra que, no caso de mensagens sociais, 67% acreditam em parte ou pouco no conteúdo divulgado.

Outros 64% dos entrevistados dividem a mesma opinião no caso das mensagens ambientais e 62% em conteúdos de sustentabilidade. Já 46% dos consumidores confiam totalmente nas mensagens sobre segurança e 40% nas de economia de recursos. Além dos altos números de compradores que não confiam totalmente nas mensagens divulgadas, 43% revelaram nunca ter visto alguma dessas mensagens, contra 24% que sempre percebem.

Maquiagem verde
As informações sobre a proteção ao meio ambiente são as mais percebidas pelos consumidores (53%). Porém, 53% deles desconfiam que se trata de greenwashing, ou uma maquiagem verde, e 36% são os mais críticos sobre o assunto.

Decisão de compra
Quanto à influência na decisão de compra, as mensagens com indicações de segurança e economia de recursos são as mais presentes, ambas com 46%. Em seguida, aparecem as de sustentabilidade, com 35%, as ambientais, com 32%, e as sociais, com 26%.

Os alimentos e as bebidas são os gêneros campeões em mensagens das empresas fabricantes, com 20% cada, seguido pelos produtos de limpeza (16%) e eletrônicos e eletrodomésticos (15%).

 

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