Simulador permite que consumidor planeje os gastos com energia elétrica

Em uma residência os equipamentos que mais consomem são o fogão elétrico, o refrigerador e o chuveiro

Publicidade

SÃO PAULO – Um simulador on-line de gastos com energia foi lançado pela AES Eletropaulo com o intuito de ajudar os clientes com o planejamento das contas. O sistema está atualizado com os valores da tarifa de energia elétrica, determinados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

No simulador, o consumidor pode reproduzir o ambiente doméstico em uma casa virtual, onde é possível selecionar os equipamentos elétricos e determinar a quantidade, potência, frequência e tempo. Depois de selecionar os aparelhos usados, o simulador calcula o valor aproximado da conta, incluindo os impostos. O gerente de usos finais da empresa, Fernando Bacellar, afirma que o objetivo é “fornecer uma ferramenta que ajude o cliente a controlar os gastos e economizar energia”.

Consumo
Com o sistema é possível identificar quais são os equipamentos que mais consomem energia, para o consumidor poder diminuir o desperdício. Por exemplo, em uma residência com chuveiro elétrico, computador com impressora, fogão elétrico, forno elétrico, forno micro-ondas, lava roupas, lâmpadas fluorescentes e incandescentes, refrigerador e televisão, consome – considerando frequência, potência e tempo – em média 751,2 kWh/mês, sendo que os equipamentos que mais consomem são o fogão (273,6 kWh), o refrigerador (216kWh) e o chuveiro (105 kWh).