Em minhas-financas / economize-dinheiro

Dia%, Assaí e Atacadão são eleitos os varejistas com os melhores preços

Considerando apenas Carrefour, Extra e Walmart, os consumidores do Walmart são os mais satisfeitos com o preço

loja Dia% - supermercados
(Divulgação)

SÃO PAULO – Quando o assunto é preço, Dia%, Assaí e Atacadão são os que mais satisfazem o consumidor, segundo revela pesquisa realizada pela CVA Solutions sobre varejo alimentar.

De acordo com o estudo, que ouviu 6.183 consumidores de todo o país, o Dia% foi considerado um varejista com preços atraentes por 80,9% dos entrevistados, Assaí e Atacadão obtiveram a mesma resposta de 62,9% e 62,6% dos participantes, respectivamente.

O levantamento aponta ainda que 51,7% dos entrevistados disseram que compram alimentos da cesta básica no Atacadão e 11% produtos de limpeza. A pesquisa mostra que essas categorias são importantes em varejos de baixo preço como o Dia% e o Assaí. Já nos varejistas considerados premium, como o Pão de Açúcar, os itens que mais se destacam são frutas, legumes e verduras, com 25%; e carnes frescas, com 11%.

Avaliando apenas Carrefour, Extra e Walmart,os consumidores do Walmart são os mais satisfeitos com o preço.

Varejo alimentar
No geral, entre 36 setores da economia, o setor de varejo alimentar aparece com uma nota de 7,97 (em uma escala de 1 a 10), mostrando um avanço em relação ao ano passado, quando a nota obtida foi de 7,85. O valor percebido entre os setores pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de micro-ondas (8,87) e como pior a internet banda larga (6,32).

Voltando aos varejistas, o melhor valor benefício foi atribuído às marcas regionais Guanabara, com índice de 1,06; Prezunic, 1,05; e Nordestão, 1,04. Na quarta colocação aparece o Walmart (1,04) e, na quinta, mais uma marca regional, Zaffari (1,03).

“Os varejistas regionais estão sabendo explorar melhor a relação custo-benefício por conhecer bem o cliente e não exagerar no preço. Já os que estão na categoria premium do setor devem ficar atentos para não criar rejeição ao preço mesmo entre os próprios clientes. Não adianta ser bem tratado e saber que o premium price está exagerado”, explica o sócio diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti.

Marca própria
O levantamento da CVA Solutions, observou que 56,1% dos consumidores costumam incluir as marcas próprias em suas compras e 55,9% consideram que essas marcas têm qualidade comparável aos produtos mais famosos da prateleira.

No Dia%, o percentual de consumidores que compra marca própria chega a 93%. No Pão de Açúcar, este percentual é de 74%, enquanto no Carrefour é de 71%.

“Com relação às marcas próprias podemos verificar dois extremos: temos preços extremamente baixos no Dia% e um mix reduzido de produtos e serviços, o que deixa o consumidor com menos opções. O outro extremo é o Pão de Açúcar com um leque de produtos mais sofisticados e mais caros e benefícios diferenciados”, afirma Cimatti.

Força da marca e rejeição
Pelo segundo ano consecutivo, o Extra obteve a maior força da marca (atração menos rejeição perante clientes e não clientes), com 9,7%. Em seguida, aparecem Atacadão (8%), Carrefour (5,9%), Walmart (5,7%) e Bom Preço (5,6%).

No item rejeição, o Carrefour lidera com 5%, sendo que os quesitos que mais pesaram foram: má qualidade no atendimento (38,9%), preço caro (30,7%) e muita fila (23%).

No Extra, com rejeição de 4%, os principais motivos de desagrado dos consumidores são preço caro (42,5%), má qualidade do atendimento (34,8%) e muita fila (22,3%). Já no Pão de Açúcar, rejeição de 3,1%, o preço caro foi o item que mais impactou no resultado (82,2%).

 

Contato