Otimismo do consumidor registra aumento de 0,4% em agosto, diz CNI

Na comparação anual, o índice revela que o resultado de agosto é 1,3% maior que o registrado no mesmo mês de 2011

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – O otimismo do consumidor brasileiro cresceu 0,4% em agosto, de acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quinta-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Na comparação anual, o otimismo do brasileiro cresceu 1,3% neste mês, sobre agosto do ano passado.

Altos e baixos
Ainda segundo a pesquisa, três dos seis componentes do Inec registraram acréscimo, na comparação com o mês anterior. Em agosto, a expectativa sobre a situação financeira foi a que mais subiu, 2,1%.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em seguida, aparece a expectativa para as compras de maior valor e a expectativa em relação ao desemprego. Os resultados apresentados foram de 1,6% e 1,3%, respectivamente.

Endividamente (-1,8%), expectativa de inflação (-1,1%) e expectativas sobre a renda pessoal (-0,6%), apresentaram movimento contrário.

Já na comparação com agosto do ano passado, as expectativas sobre a inflação, endividamento, situação financeira e compras de bens de maior valor apresentaram altas de 8,0%, 2,2%, 1,9% e 0,3%, respectivamente. Desemprego e renda pessoal tiveram quedas de 1,3% e 0,5%.

Continua depois da publicidade

Por pontuação, os índices que obtiveram maior resultado em agosto foram a expectativa do desemprego (127,7 pontos), situação financeira (114,9 pontos), compras de bens de maior valor (112,1 pontos), renda pessoal (111,9 pontos), expectativa de inflação (109,5 pontos) e endividamento (107,9 pontos).

Tópicos relacionados