Mercado futuro

Dólar alto e intervenções do BC são oportunidade de investimento, diz analista

Wilson Neto, analista da Clear, explica porque o momento de alta do dólar pode ser uma boa oportunidade de investir em minicontratos

Foto: Reprodução

SÃO PAULO – Em um cenário de taxa de juros baixa e dólar acima do nível de R$ 4,15, os investimentos em renda variável — especialmente em minicontratos futuros de dólar — são uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro. É o que afirma o analista Wilson Neto, da Clear Corretora.  

“O dólar futuro é onde os bancos mais operam e agora existe a chance de pessoas físicas também operarem. É nesses momentos de grande volatilidade da moeda que grandes oportunidades surgem”, afirmou Neto. 

Os contratos futuros são acordos de compra e venda de ativos negociados no mercado com uma data de vencimento pré-determinada. Os minicontratos de dólar, por sua vez, são pequenas parcelas desses contratos futuros, que servem como oportunidades para investidores com menor capital operarem.  

“Uma coisa que pouca gente sabe é que esse mercado de minicontratos futuros permite a possibilidade de trabalhar vendido, ou seja, você vender esse ativo de dólar, sem necessariamente tê-lo na carteira”, explica Neto. 

Segundo ele, o cenário de uma alta contínua do dólar também favorece bastante esse tipo de investimento, já que a valorização contínua do dólar abre espaço para possíveis intervenções do Banco Central.  

“O BC costuma intervir nesse mercado vendendo mais moeda, e, quando ele faz isso, o ganho na venda é muito grande. Em vez do mercado oscilar de 1 em 1 ponto, como o de costume, ele passa a variar de 15 em 15, ou seja, a volatilidade aumenta muito mais”, diz Neto.   

Quer saber mais sobre como funcionam as operações com minicontratos futuros de dólar? Clique aqui e assista gratuitamente à introdução do curso Viver de Mercado com Wilson Neto.