Devolução de cheques diminui 9,93% em janeiro, revela Equifax

Segundo levantamento, se a comparação for feita com dezembro do ano passado, essa queda chega a 29,10%

Publicidade

SÃO PAULO – No mês de janeiro 2.487.312 cheques foram devolvidos no Brasil. Apesar de parecer muito, esse número é 29,10% menor que o registrado em dezembro do ano passado, e 9,93% menor em comparação a janeiro de 2005.

As informações são da Equifax, empresa fornecedora de soluções para gestão de negócios, que divulgou sua pesquisa de inadimplência nesta quarta-feira (15).

Queda do desemprego e ganhos extras

Para o professor Alcides Leite, do Centro de Conhecimento Equifax, a redução foi conseqüência da queda do nível de desemprego, dos rendimentos extras no final de ano e do pequeno aumento da renda real do trabalhador, motivado por reajustes salariais e pela queda na inflação.

“A redução das taxas de juros, os aumentos dos gastos públicos e o reajuste do salário mínimo devem impulsionar o consumo” diz a Equifax. “No entanto, o esgotamento do limite de endividamento dos consumidores pode postergar o ímpeto de crescimento da atividade varejista”.

Expectativa

Mesmo assim, Leite espera que neste ano os dados de consumo e adimplemento sejam melhores que os registrados em 2005, período marcado pelo contínuo crescimento do volume de cheques devolvidos.

Ele diz, contudo, que só nos próximos meses será possível saber se essa queda na inadimplência se deve à influência sazonal ou a uma tendência para todo o ano.