Dengue: Propaganda deve informar se remédio é contra-indicado

Alguns anunciantes de remédios contra-indicados para o tratamento da dengue, confudem os sintomas com o da gripe

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu aproveitar a forte influência da propaganda para informar os brasileiros sobre alguns cuidados que devem tomar contra a dengue.

Algumas empresas aproveitaram a epidemia da doença para tentar vender mais medicamentos anti-térmicos ou analgésicos. O grande problema é que alguns destes medicamentos são contra-indicados no caso da dengue, pois contém ácido acetilsalicílico, que quando ingerido por pacientes com dengue pode levar o portador a passar de um caso clássico de dengue para outro de dengue hemorrágica.

Propaganda deve informar contra-indicação

Desta forma, a Anvisa decidiu que todas as propagandas de remédios em veiculação deverão alertar sobre a contra-indicação da substância, como forma de alertar a população sobre a importância da medicação correta para que a doença não de agrave.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Segundo a Anvisa, as propagandas destes remédios enfocam sintomas de gripe, que podem ser facilmente confundidos com os da dengue. Com isto, muitos pacientes podem optar pela auto medicação e acabar ficando ainda mais doentes, visto que a dengue clássica é muito menos agressiva que a hemorrágica. Entre os remédios mais comuns que têm forte contra-indicação estão o AAS, Melhoral, Aspirina, Coristina e Sonrisal.

Indústria farmacêutica cresce com epidemia

Como a questão da medicação é um pouco mais complexa nos casos de dengue do que eu outra doença, a venda dos medicamentos apropriados tem aumentado no setor farmacêutico. A substância paracetamol, recomendada pelos médicos para o pronto atendimento aos pacientes com dor e febre, sintomas típicos da dengue, contribuiu para o aumento das vendas dos medicamentos desde janeiro. A empresa EMS, por exemplo, fabricante de um genérico a base de paracetamol, informou que suas vendas aumentaram em 25% desde janeiro.

Em contrapartida, os fabricantes de medicamentos com ácido acetilsalicílico garantiram não haver queda nas vendas por conta da contra-indicação no tratamento de casos de dengue ou pelo crescimento nas vendas do paracetamol. Dentre os medicamentos de paracetamol mais comuns no mercado podemos destacar: Buscopan, Naldecon, Tylenol e o chá Vick Pyrena.