Seu bolso

Decreto que antecipa 13º de aposentados e pensionistas do INSS é publicado no Diário Oficial

Medida vai beneficiar mais de 30 milhões de segurados; 1ª parcela será paga entre 25 de abril e 6 de maio

Por  Agência Brasil -

O decreto autorizando a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi publicado nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU). O pagamento será feito em duas parcelas para cerca de 30,5 milhões de beneficiários.

A primeira parcela corresponde a 50% do benefício e será paga entre 25 de abril e 6 de maio, junto com as aposentadorias e pensões do mesmo mês, e a segunda, entre 25 de maio e 7 de junho. O valor da parcela final será a diferença entre 50% antecipados e o total do abono anual.

Veja também:

O segurado que passou a receber a aposentadoria depois de janeiro receberá o valor proporcional, a partir do início do pagamento. Os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito ao 13º, calculado proporcional à duração do benefício.

Já as famílias que recebem o Auxílio Brasil ou outro tipo de benefício assistencial, por lei não têm direito ao décimo terceiro salário.

Este é o terceiro ano seguido que o governo antecipa o pagamento do 13º (nos anteriores, o motivo foi a pandemia). Tradicionalmente, os aposentados e pensionistas do INSS recebem o 13º em agosto e em novembro.

Em 2020, o dinheiro foi pago em abril e maio. Em 2021, em maio e junho. Neste ano, a equipe econômica diz que a medida vai injetar R$ 56,7 bilhões na economia.

Newsletter InfoMoney Receba as notícias mais relevantes do mercado no seu email.
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Planeje seus gastos

Compartilhe