Declaração anual do MEI deve ser feita até o final de maio; veja como

A declaração deve ser enviada mesmo que a empresa não tenha tido faturamento durante o ano de 2025

Camila Lutfi

Publicidade

Os Microempreendedores Individuais já podem enviar suas declarações do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O prazo para declarar os rendimentos referentes ao ano passado acaba no dia 31 de maio de 2026.

A declaração deve ser enviada mesmo que a empresa não tenha tido faturamento durante o ano de 2025. Todos os MEIs devem declarar no prazo estipulado, com risco de sofrer multas e até exclusão do CNPJ.

A multa para quem atrasa o envio é de 2% para cada mês sem a documentação, com percentual máximo aplicável de 20% de juros. No entanto, haverá 50% de desconto na multa para entregas espontâneas, com cobrança mínima de R$ 50.

Quanto você pode economizar no IR?

Para os MEIs que superaram o limite de faturamento permitido para a categoria, há a necessidade de se desenquadrar do regime MEI.

Dessa forma, a recomendação é busca ajuda de um profissional de contabilidade para que a empresa pague impostos por meio do Simples Nacional.

Como declarar o DASN-MEI em 2026?

Para declarar os rendimentos de 2025 enquanto MEI, será necessário acessar o sistema do Simples Nacional e informar seu CNPJ. Em seguida, marque o ano a que se refere a declaração.

Continua depois da publicidade

Em caso de ocupações ligadas ao comércio, indústria, serviço de transporte intermunicipal e interestadual e/ou fornecimento de refeições (sujeitas ao recolhimento de ICMS), basta informar o valor da Receita Bruta Total obtida no ano com essas atividades.

Já nos casos de ocupações de prestação de serviços de qualquer natureza (sujeitas ao recolhimento de ISS), informe o valor da Receita Bruta Total obtida no ano com essas ocupações. Também é exigido informar se teve, ou não, funcionário durante o ano.