Publicidade
SÃO PAULO – Esquecer de pagar contas na data certa de vencimento e gastar dinheiro com juros exorbitantes são atitudes muito comuns entre a maior parte dos clientes bancários mais “esquecidos”. Neste sentido, as operações de débito automático oferecidas pelos bancos são as melhores opções em termos de comodidade e tranqüilidade.
Além de contas tradicionais como água, luz, telefone e gás, esse serviço também pode ser estendido para pagamentos de serviços de internet, TV a cabo, jornais, revistas, mensalidades escolares, clubes, cartões de crédito, tributos e contribuições sociais, entre outros.
- Evite o pagamento de contas com atraso
Ao optar pelas operações de débito automático, além da comodidade você também se livra do pagamento de multas e juros por atraso, afinal quem nunca pagou multas altíssimas por que esqueceu de pagar o imposto da casa, por exemplo. Além disso, o risco do banco não realizar uma operação na data agendada é praticamente nulo.
- Fim das filas nos caixas dos bancos
Sem dúvida alguma, a fila nos caixas é o maior inconveniente quando se fala em pagar contas nos bancos. Além de perder um tempo enorme de um dia de trabalho, o cliente ainda é obrigado a enfrentar uma equipe de atendentes quem nem sempre são bem preparados.
- Bancos oferecem serviço totalmente gratuito
Uma grande vantagem neste sistema de pagamento, é que o serviço é oferecido pelos bancos gratuitamente, sendo que você ainda pode cadastrar qualquer tipo de conta no débito automático, bastando apenas que a empresa seja conveniada ao seu banco. Além disso, É possível efetuar débito automático de contas mesmo em nome de outra pessoa.
- Clientes continuam recebendo contas na residência
Ao contrário do que muitos pensam, você não receberá em casa nenhum comprovante mensal dos pagamentos das contas e sim, continuará recebendo sua conta normalmente em casa, porém com a inscrição “Débito Automático” para que você possa identificar o pagamento com mais facilidade.
- Débitos agendados podem ser cancelados a qualquer momento
Sempre que o correntista desejar poderá efetuar o cancelamento da operação até data de vencimento. Por exemplo, se você achar que a sua conta de telefone está com um valor muito alto e pretende brigar pelos seus direitos, pode suspender o débito automático por tempo limitado, até que você resolva a sua situação junto à operadora de telefonia. Para isto, basta entrar em contato com o atendimento específico do seu banco.
Não inclua financiamentos no débito automático
Segundo a Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor ligado ao governo estadual, em alguns casos as operações em débito automático não são aconselháveis, como no caso dos créditos obtidos diretamente com o banco através de empréstimos, por exemplo.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Atualmente o cancelamento de operações agendadas deve ser feito imediatamente no banco. No entanto, essa regra não se enquadra no caso dos créditos obtidos na própria instituição, visto que o cancelamento do débito em conta não é imediato para os bancos nestes parâmetros. Deste modo, a transação torna-se desvantajosa já que o débito automático impede o pagamento antecipado da dívida.
Atenção ao pagamento da fatura do cartão de crédito
Se você pretende agendar o pagamento da fatura do seu cartão de crédito na opção de débito automático, preste muita atenção. Acontece que nem sempre dispomos do dinheiro para o pagamento da fatura integral e neste caso, a hipótese do pagamento mínimo está descartada visto que a operação é feita automaticamente pelos sistemas do banco. Neste sentido, a melhor opção é continuar pagando suas contas da maneira convencional para não perder a liberdade na hora de optar pelo pagamento parcial da sua fatura.
Formalize qualquer procedimento no banco
Uma dica muito importante é sempre formalizar todos os procedimentos no banco. Ou seja, se você deseja cancelar uma transação agendada, escreva uma carta pedindo o cancelamento e protocole o documento na agência onde tem conta. Depois, acompanhe atentamente os extratos da conta em que era efetuado o débito para ter certeza de que o serviço foi realmente cancelado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Justiça pode ser alternativa para resolver problema com débito automático